Como consumir energia conscientemente e economizar na conta de luz?

Lâmpada em luminária de concreto, desligada, faz pensar em como economizar na conta de luz

Nossa atual realidade aponta para uma mudança urgente. Neste momento em que a grande maioria se encontra em casa, com diversos aparelhos ligados ao mesmo tempo, banhos demorados, entre outros, fez com que o consumo e a conta de luz aumentassem consideravelmente e os lares pensassem em como economizar na conta de luz. Assim, descobrimos que os investimentos em serviços básicos essenciais, o crescimento econômico mais sustentável e as descobertas científicas, são necessárias para um futuro mais consciente. 

A demanda por energia é muito grande e, caso não haja energia suficiente para suprir essa demanda, termelétricas emergenciais são acionadas. As termelétricas emitem muito mais gases de efeito estufa (GEEs) e custam mais na conta final de energia.

Estamos tão acostumados aos confortos proporcionados pela eletricidade para realizar nossas tarefas, que não imaginamos a vida sem ela. 

Você consegue imaginar o seu dia sem eletricidade?

Por isso, sempre que possível, reduza o consumo de energia elétrica e desenvolva o consumo mais consciente e sustentável.

Para te ajudar, fiz uma lista com dicas para você praticar o consumo consciente de energia e economizar na conta de luz: 

1- Nos dias ensolarados que tal aproveitar a luz do sol e abrir bem as janelas e cortinas? Além de ajudar a economizar energia, é uma forma de aproveitar para ajudar nos índices de vitamina D.

2- Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas ou de LED. Essa troca permite uma economia de até 75% do consumo da lâmpada.

3- Apague as luzes ao sair do ambiente – todos sabem a importância desse hábito, mas sempre há aquele que se esquece. Portanto, um jeito de lembrar esses esquecidos é colocar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelos cômodos. 

4- Tem costume de ligar a televisão e dormir? Não tem problema, apenas deixe o aparelho programado para desligar sozinho. 

5- O ferro de passar gasta muita energia e pode sobrecarregar a rede elétrica. Então, use-o nos horários em que os outros aparelhos não estejam ligados.

6- O aparelho de ar condicionado só perde para o aquecedor de água elétrico em termos de gasto de energia de uma residência. Portanto, use-o com moderação.

7- Instale sua geladeira ou seu freezer longe do fogão e verifique se a vedação das portas está funcionando bem.

8- Se a comida ainda está quente, espere esfriar antes de guardá-la na geladeira. Caso contrário, o motor do equipamento trabalhará dobrado para resfriar o ambiente interno, gastando muito mais energia. 

9- Nunca deixe a porta da geladeira muito tempo aberta, porque o frio “escapa” e o motor é muito exigido para baixar a temperatura novamente.

10- Desligue o PC quando se ausentar por mais de meia hora; desligue o monitor, quando a ausência for superior a 15 minutos

11- E agora um dos campeões de reclamação quando o assunto é alto consumo de energia: O Chuveiro! Uma forma de reduzir o consumo de energia em 30% é deixar a chave na posição verão e tomar banhos menos demorados, economizando luz e água. 

Ainda sobre economia e hábitos sustentáveis, temos esse post sobre cuidados com nossas roupas para um guarda-roupas duradouro e sustentável, confere!

More from Marina Simão

EAMR Guia de Presentes – Dia das Mães

O Dia das Mães foi oficializado na década de 1930 aqui no...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *