Nossa atual realidade aponta para uma mudança urgente. Neste momento em que a grande maioria se encontra em casa, com diversos aparelhos ligados ao mesmo tempo, banhos demorados, entre outros, fez com que o consumo e a conta de luz aumentassem consideravelmente e os lares pensassem em como economizar na conta de luz. Assim, descobrimos que os investimentos em serviços básicos essenciais, o crescimento econômico mais sustentável e as descobertas científicas, são necessárias para um futuro mais consciente.
A demanda por energia é muito grande e, caso não haja energia suficiente para suprir essa demanda, termelétricas emergenciais são acionadas. As termelétricas emitem muito mais gases de efeito estufa (GEEs) e custam mais na conta final de energia.
Estamos tão acostumados aos confortos proporcionados pela eletricidade para realizar nossas tarefas, que não imaginamos a vida sem ela.
Você consegue imaginar o seu dia sem eletricidade?
Por isso, sempre que possível, reduza o consumo de energia elétrica e desenvolva o consumo mais consciente e sustentável.
Para te ajudar, fiz uma lista com dicas para você praticar o consumo consciente de energia e economizar na conta de luz:
1- Nos dias ensolarados que tal aproveitar a luz do sol e abrir bem as janelas e cortinas? Além de ajudar a economizar energia, é uma forma de aproveitar para ajudar nos índices de vitamina D.
2- Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas ou de LED. Essa troca permite uma economia de até 75% do consumo da lâmpada.
3- Apague as luzes ao sair do ambiente – todos sabem a importância desse hábito, mas sempre há aquele que se esquece. Portanto, um jeito de lembrar esses esquecidos é colocar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelos cômodos.
4- Tem costume de ligar a televisão e dormir? Não tem problema, apenas deixe o aparelho programado para desligar sozinho.
5- O ferro de passar gasta muita energia e pode sobrecarregar a rede elétrica. Então, use-o nos horários em que os outros aparelhos não estejam ligados.
6- O aparelho de ar condicionado só perde para o aquecedor de água elétrico em termos de gasto de energia de uma residência. Portanto, use-o com moderação.
7- Instale sua geladeira ou seu freezer longe do fogão e verifique se a vedação das portas está funcionando bem.
8- Se a comida ainda está quente, espere esfriar antes de guardá-la na geladeira. Caso contrário, o motor do equipamento trabalhará dobrado para resfriar o ambiente interno, gastando muito mais energia.
9- Nunca deixe a porta da geladeira muito tempo aberta, porque o frio “escapa” e o motor é muito exigido para baixar a temperatura novamente.
10- Desligue o PC quando se ausentar por mais de meia hora; desligue o monitor, quando a ausência for superior a 15 minutos
11- E agora um dos campeões de reclamação quando o assunto é alto consumo de energia: O Chuveiro! Uma forma de reduzir o consumo de energia em 30% é deixar a chave na posição verão e tomar banhos menos demorados, economizando luz e água.
Ainda sobre economia e hábitos sustentáveis, temos esse post sobre cuidados com nossas roupas para um guarda-roupas duradouro e sustentável, confere!