Mas será que qualquer seguidor da influencer poderia ter a mesma experiência positiva que ela? Primeiro, precisamos entender o que é o day-trade de ações.
O que é o day-trade de ações na bolsa?
Fazer day-trade é operar (comprar e vender) ações em um prazo muito curto de tempo, dentro do mesmo dia, buscando obter lucro. Não é investir. É especular. É muito importante entender essa diferença.
Qualquer pessoa que tenha conta em uma corretora e algum dinheiro pra “tradar” (leia-se “treidar”) pode se aventurar a fazer day-trades. O risco é muito alto, afinal em geral os preços das ações oscilam bastante durante o dia. Se vai valer a pena, aí é outra história.
Dá pra ganhar dinheiro com day-trade?
A forma como se ganha dinheiro no day-trade de ações na bolsa é simples: é preciso comprar barato, vender caro e girar, assim como em qualquer atividade econômica.
O que não é tão simples é saber quais ações irão valorizar e quais irão desvalorizar, por isso é uma atividade de altíssimo risco.
Perder dinheiro é algo certo e que você deve esperar se quiser se aventurar por esse mundo. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, inclusive, mostrou que 97% dos que fizeram day-trade por um ano perderam dinheiro.
À primeira vista, há uma percepção de que é possível ganhar dinheiro fácil na bolsa (sonho, né?). Mas a verdade é que é preciso estudar muito, se preparar muito, e toda essa dedicação não muda o fato de que é um cassino, uma roleta.
3 motivos para não fazer day-trade
01. O tempo de dedicação não paga os retornos incertos
Pense no quanto será preciso estudar o mercado, acompanhar os especialistas e ficar em alerta todos os dias, de 9h às 17h (horário em que a bolsa está aberta). Se você investir esse mesmo tempo na sua qualificação e em mandar bem no seu trabalho, os retornos são muito mais certos. Só faz sentido se você quer se profissionalizar em day-trade.
02. Aprenda primeiro a investir, não a especular
Pense a longo prazo e cuide bem do dinheiro que você já tem. Se você:
- Ainda não tem uma reserva de emergência nem investe para a sua aposentadoria; e/ou
- Nunca teve investimentos em renda variável na vida (mesmo que por meio de um fundo de ações ou ETF); e/ou
- Ainda deixa seu dinheiro na poupança,
Alerta vermelho! Não pense em começar no day-trade antes de ganhar mais familiaridade com o mercado financeiro.
Já se você já tem familiaridade e quer experimentar o day-trade, lembre-se que o dinheiro que vai destinar à bolsa deve ser o dinheiro da aposta. Não pode ser um dinheiro que faria falta. Pense se esse dinheiro da aposta não te deixaria mais feliz em uma viagem, ou na troca do seu celular, por exemplo. Parta do pressuposto de que você irá perdê-lo, por mais que estude e se prepare.
Se fosse tão fácil ganhar dinheiro, por que os traders vendem relatórios?
Se você ainda não parou pra pensar nisso, vou deixar essa provocação. Muitos traders profissionais ganham dinheiro vendendo suas técnicas. Empresas cobram uma nota em relatórios dizendo que os clientes ficarão ricos com a bolsa. Mas se essas mesmas pessoas e empresas conhecessem de fato uma “fórmula” para o sucesso, elas não precisariam vender esses relatórios e cursos, concorda? Elas fariam dinheiro para elas mesmas e não contariam pra ninguém! Lembre também que as corretoras ganham dinheiro com o volume de transações e que você vai ter um trabalhinho declarando o imposto de renda de operações de day-trade.
É isso!
Quer umas dicas para o que fazer com seu dinheiro?
Comece a cuidar do seu dinheiro com carinho, aprenda a investir com segurança. Você pode inclusive investir com segurança em ações, fazendo aplicações de longo prazo em vez de day-trades.
Acima de tudo, invista primeiro na sua carreira. Essa é a forma mais garantida de ficar rica no futuro!
Como está sua relação com o dinheiro? Você poderá gostar desse método para gastar sem culpa com é importante para mim 🙂