A marca Melissa suspende as vendas para observar o Dia do Consumo Consciente

Consumidores com planos de comprar qualquer produto da marca Melissa terão uma supresa hoje. Todas as mais de 300 lojas da Melissa no Brasil, bem como as galerias em Londres e Nova York, estarão sem produtos para venda hoje no dia 15 de outubro. A ação tem a proposta de promover o Dia do Consumo Consciente.

Nos espaços vazios, a marca de calçados e acessórios instalará pontos de coleta para os consumidores descartarem calçados velhos que não têm mais nenhuma opção de uso.

Além das vitrines vazias, todas as lojas da marca estarão estampadas com a frase: “Pause. Por uma jornada sempre mais sustentável”. O e-commerce da marca também será pausado no dia.

Com os pares recolhidos no dia da ação, a Melissa se comprometeu a desenvolver uma sandália feita 100% de material reciclado, assegurando que todos os calçados descartados retornem para a cadeia produtiva. “Após essa data, os calçados da marca acolhidos serão destinados a uma cadeia de recicladores homologados, visando o menor impacto ambiental e econômico”, diz Raquel Scherer, executiva responsável pela divisão Melissa.

“Estamos analisando para que no futuro possamos ter linhas permanentes de produtos 100% reciclados e a sandália reciclada, no modelo clássico Melissa Flox, dá início a este movimento com uma tiragem limitada”, acrescenta. Atualmente, os produtos da marca incluem até 30% de material reciclado gerado dentro da própria fábrica ou de produtos devolvidos.

Embora não tenha uma meta quanto à redução do uso de matéria prima virgem na produção, a Melissa se diz comprometida com os preceitos da economia circular. Entre 2013 a 2018, a marca reduziu em 57% a geração de resíduos.

“Essa atitude é fruto de um trabalho que iniciou há quase dez anos e agora nos sentimos prontos para dar um novo passo. Escolhemos o dia 15 de outubro, data que celebra o consumo consciente, para comunicar aos consumidores todas essas ações de forma aberta, construindo diálogo, assim como convidá-los a descartarem corretamente aqueles pares que estão sem condições de uso”, complementa a executiva.

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, para despertar a consciência do público para os problemas causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.

Tags from the story
More from Eliza Rinaldi

Brechó Capricho à Toa, Diane von Furstenberg e o garimpo do ano

Eu me orgulho de ser uma certa dona do garimpo e uma...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *