O figurino de A Garota Dinamarquesa

figurino garota dinamarquesa

De vez em quando assisto um filme e fico completamente obcecada com o figurino, o que aconteceu em vários momentos da minha vida:

Teve a cena em Desesperadamente Procurando Susan em que Madonna troca de roupa em frente ao guarda volumes na estação do trem, completamente livre e icônica. 

Em Quase Famosos, a personagem de Penny Lane é a uber Rock n roll fã! Como queria ser ela, blasé, e mais importante, ter aquele casaco! 

Procurando Susan / Quase Famosos

E teve a época que eu queria ser Sienna Miller no filme Alfie, aquele cabelo, o lápis de olho. Para mim, era a perfeição.

Sem mencionar que não consigo dizer blusa de listras Breton sem pensar no clássico da Nouvelle Vague, Jules et Jim.

Recentemente assisti A Garota Dinamarquesa,

filme baseado no livro de David Ebershoff. “A Garota Dinamarquesa” conta a marcante e inspiradora história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas transgêneras a se submeter à cirurgia de mudança de sexo nos anos 30, e sua mulher Gerda Wegener. 

Desta vez eu me apaixonei pelo guarda roupa da personagem Gerda Wegener, que incorpora a liberdade boêmia da pintura nos anos 20. Sempre fui muito fiel em minha devoção pelos anos 60 e 70, mas a cena em que Gerda está pintando de pijama branco de algodão e um roupão de seda colorida me conquistou! 

 Gerda Wegener em A Garota Dinamarquesa

O filme foi criticado por não retratar com profundidade a luta de Lili Elbe, optando por um toque superficial de Hollywood. Mas um aspecto que saiu ganhando foi o figurino. O figurinista Paco Delgado fez um trabalho excelente de marcar a evolução dos estilos nas várias fases do filme. “Queríamos que a cena fosse sutilmente teatral”, conta ele, que se inspirou em Coco Chanel para a fase parisiense de Lili e Gerda. “Ela foi a primeira estilista a pensar na mulher moderna, na nova mulher que surgia na época. Foi pioneira ao introduzir o tricô no armário feminino, permitindo assim maior movimento.”

A Garota Dinamarquesa figurino

O que mais me marcou foi a maneira natural e sem esforço com que as personagens vestiam a roupa, refletindo o espírito boêmio da Belle Époque. Agora só falta eu encontrar um roupão de seda colorida! Podem esperar muitos lenções na cabeça e vestidos flapper por aqui! 

A Garota Dinamarquesa figurino

Tags from the story
, ,
More from Eliza Rinaldi

Estilo ao Meu Redor está fazendo um ano, bora comemorar!

Today, the first of June, it’s been exactly one year since I...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *