EAMR Favoritos de Julho 2020 – Elevar e incluir nossa ancestralidade

Mulher preta joga as tranças para trás, num gesto forte de resgate da ancestralidade africana.

Fortalecer nossas raízes e nosso poder.

O EAMR favoritos do mês de julho, traz o resgate da essência da ancestralidade e bom gosto. A Marina Simão está no comando da curadoria do EAMR Favoritos deste mês, destacando e acreditando na moda, na arte e suas diversas potências. Vem conosco!

1- De Itamaraju para o Mundo

KF BRAND  têm como fonte de inspiração o consumo de uma moda 100% eco sustentável e consciente. Suas criações retratam a ancestralidade da cultura nordestina e étnica, tornando seu estilo único! Após sua estréia em 2009 em Porto Seguro, a designer Kel Ferey se mudou para São Paulo, firmando parcerias promissoras com a ECOSIMPO e ABITS. 

Pelo segundo ano consecutivo fará parte do quadro de novos designers da Emerging Talent’s Milan, cotados para a semana de moda em Milão, a Milan Fashion Week. 

Modelo negra posa com uma perna sobre uma cadeira. Ela veste um vestido vermelho com estampa floral branca e amarela. Usa uma sandália vermelha e uma gargantilha.

O Vestido de Linho orgânico mostra que chic, não é sinônimo de boring. Por isso ele é o meu favorito

2- Skin Care: Dandara Black

A empatia com as experiências de suas clientes, fez com que Luciana Feksa farmacêutica estética, percebesse a necessidade de uma linha específica para nossa pele. Após dois anos de pesquisas e testes, criou Dandara Black, a primeira marca de skincare para a pele preta. 

Vegana e livre dos derivados do petróleo, a linha homenageia Dandara, mulher preta guerreira que lutou contra a escravidão no Brasil. 

3- Beleza para todas

Cada vez mais buscamos marcas que refletem o nosso dia a dia, que tenham sentido e se posicionem de forma coerente. DaMinhaCor chegou no mercado para fomentar o cenário de empoderamento e dizer o óbvio: somos todos diferentes e precisamos de produtos e facilidades que abracem toda essa diversidade. 

Foto dos frascos de maquiagem para peles negras da Nubia Afri.

A linha de maquiagem Nubia Afri possui 6 tons de pó compacto e 5 tons de base líquida para pele preta.

4- Acessórios com personalidade

Confeccionadas manualmente, pela designer Vívian Ramos e por artesãos da baixada fluminense, fábricas e confecções, a Zâmbia é um sonho antigo de sua fundadora apaixonada por acessórios desde a infância.

Com design autoral e DNA totalmente brasileiro, a marca constrói acessórios modernos para a mulher contemporânea que não tem medo de sua liberdade, valorizando sua personalidade e fugindo dos padrões 

Belíssimo brinco construído em metal zamac, com banho ouro e madrepérolas naturais em forma de cascalho.

5- Ancestral e Atemporal 

Movida pela paixão por sapatos e juntamente com sua herança cultural, em 2014 Izabella Suzart iniciou sua jornada, unindo moda, arte e política.

A-AURORA é uma declaração pessoal pela cultura brasileira, seus produtos prezam a qualidade, mistura de materiais e formas esculturais. 

Valorizando a produção nacional, desenvolve sapatos atemporais e valiosos para pessoas conscientes.

Modelo preta veste vestido branco com a sandália em cor crua, com os dedos de fora.

Sandália com decote redondo é feita de material biodegradável, corda de algodão e tingimento natural marrom.

6- Vamos a la playa

AfroBeachBrasil é a marca da designer Edna Correa. 

As estampas étnicas e mistura de cores, resgatam nossas raízes africanas. Seus maiôs e biquínis são ousados e valorizam todos os tipos de corpos!

Modelo preta veste biquini preto e branco com estampa étnica, resgatando a ancestralidade africana. Ela usa um colar de dentes.

Biquíni étnico e chic.

7- Arte que nos representa

Durante nosso crescimento muitas de nós não vimos nossos traços, cabelos e corpos sendo retratados em obras de arte. 

Acreditando que a identificação e a representatividade são fatores tão importantes quanto a técnica e materiais usados, Mariana Sguilla está mudando a forma que somos representadas. 

A tela da artista mostra um grupo de 9 mulheres pretas, com os mais diversos tons de pele, juntas, com rostos próximos, de olhos fechados num gesto carinhoso. Elas tem lenços em suas cabeças e vestem roupas com tons terrosos.

Sua arte rica em detalhes, retrata não somente as mulheres pretas, mas todas as belezas e corpos de forma única.

8-  Arquitetas Negras

No início de 2018, a mineira Gabriela Matos e a recifense Bárbara Oliveira, se uniram para montar a plataforma Arquitetas Negras. Essa iniciativa busca encontrar, divulgar e potencializar o trabalho, criando uma base de pesquisa sobre a realidade das mulheres negras brasileiras na área do design e da arquitetura. Conectando essas profissionais entre si e também com potenciais clientes. 

9- Potência que Liberta

Do extremo sul de São Paulo, para dentro de peitos pulsantes e ouvidos atentos, Nayra Lays é cantora, compositora e comunicadora. Sua potência é cantar e rimar sobre as infinitas possibilidades, amor próprio e força da mulher negra e periférica.  Com trabalhos muito sólidos, Nayra faz parte de uma nova geração de mulheres artistas que estão emergindo de seu lugar de origem, rumo ao mundo.

A foto retrata a cantora, mulher preta, com uma criança pequena no colo, que segura uma rosa. A mulher está sob um véu branco. Dois braços de pessoas pretas entram de cada lado da foto, próximos das cabeças da dupla - num gesto que lembra o da criação de Adão, pintura de Michelangelo na Capela Sistina.

A música Parto é a minha favorita.

10- AfroFlix

É uma plataforma que valoriza o trabalho audiovisual afro-brasileiro. reunindo diversos filmes, séries e documentários para você maratonar de graça! Porém, a plataforma só disponibiliza esses conteúdos online se as produções têm, pelo menos, uma área de atuação ou artística assinada por uma pessoa negra.

Todos os conteúdos da Afroflix são brasileiros e divididos nas categorias: documentário, experimental, ficção, doc, série, videoclipes e vlog.

More from Marina Simão

Cléo Aidar Lança Coleção Primavera-Verão 2021

Em um momento onde o contato social precisa ser o mínimo, a...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *