O Que Acontece Com A Nossa Pele No Inverno?

Menina negra segura um pote de creme com uma mão e passa em seu rosto com a outra mão. Ela está sentada no chão em frente ao espelho, com um pijama, cuidando de sua pele no inverno.
Como cuidar da nossa pele ressecada no inverno

A época mais fria do ano chegou e se você é parecida comigo, sua pele já está sentindo os efeitos. Em baixas temperaturas, é comum que ela fique ressecada, que surjam alergias e que o seu aspecto fique comprometido.

Por este motivo, é essencial ter atenção aos cuidados com a pele no inverno. Mas não se preocupe, porque cuidar da pele nessa época do ano não é algo tão complicado assim. Apenas precisamos ter atenção a alguns detalhes e podemos sim ter uma pele macia e bonita o ano todo.

Eu conversei com a minha querida dermatologista, Dra. Lucimar, a idealizadora da Clínica Dermalis no Jardins, São Paulo, para entender o que acontece com a nossa pele no Inverno, e como podemos cuidar melhor dela.

Por que a pele fica ressecada no Inverno?

Uma das reclamações mais escutadas no inverno é de que a pele fica ressecada: “no inverno, a umidade tanto da pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento. Baixas temperaturas levam à diminuição na transpiração, deixando a pele mais seca”, conta Dra. Lucimar. “Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.”

Como podemos proteger e hidratar a pele no inverno?

Agora vamos desmistificar estes cuidados invernais. Segundo a dra. Lucimar, “é importante fazer hidratações corporais mais profundas, para evitar tais sintomas.”

Aqui vão meus hidratantes corporais preferidos, que eu sinto que funcionam para hidratar a pele.

Pote de Manteiga de cacau Palmers com vitamina E, para proteger a pele no inverno
Palmers Cocoa butter
Pote de manteiga corporal Body Shop
Body shop body butter

Potes de Granado Manteiga Corporal e esfoliante corporal para proteger e hidratar a pele no inverno.
Granado Manteiga corporal

O que devemos evitar fazer com a pele no inverno?

“Devemos evitar banhos quentes e longos, não esquecer de usar o protetor solar, não esquecer de bebermos bastante água, passar bastante hidratante no corpo (não esquecer dos lábios) e comer muitas frutas cítricas que melhoram a função antioxidante da pele.”

É preciso usar protetor solar no rosto no inverno?

É a pergunta que não se cala, é preciso usar protetor solar no rosto no inverno? “Simmm!!! É super importante continuar usando protetor solar mesmo no inverno! Mesmo escondido, os raios solares continuam chegando em nós. Nessa época, os raios UVA e UVB ainda têm grande incidência, portanto, é indispensável usar protetor solar em dias que estamos em casa ou dias nublados e até chuvosos. … A proteção solar nos evita também o aparecimento de manchas e até mesmo dos cânceres de pele.”

Tags from the story
,
More from Eliza Rinaldi

4 perguntas para te ajudar a sair de uma situação que não serve mais

Relacionamentos, trabalhos, até amizades, todo mundo sabe como é estar numa situação...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *