Entrevistamos a YouTuber Themis Briand, do Beleza para Todos

Themis Briand segura um dos batons da sua coleção com a Lab You em frente a um painel com logos de marcas

Falei com a Themis Briand há dois meses, na semana antes de cair a ficha sobre a severidade da situação do Covid-19.

Sabe quando você conhece uma pessoa e naquele instante já gosta dela? Assim foi minha conversa com a Themis Briand, Youtuber e Life Encourager.

Fizemos nossa entrevista num papo por telefone enquanto ela estava dirigindo (no viva voz, claro), carinhosa e prática. Adorei.

Batom Lab You por Themis Briand

Themis tinha acabado de lançar sua primeira coleção de batons, em parceria com a marca cearense Lab You. O produto está à venda no site e nas lojas físicas da Lab You e parte do lucro será doado para o Instituto dos Cegos de Fortaleza.

Na imagem, o Batom Nude da coleção Lab You por Themis Briand

Carismática e cheia de energia, Themis é aquela que sempre foi a preferida pelas amigas para maquiá-las, o que a levou a criar um canal no YouTube, em que compartilhava dicas com seu círculo de amizades.

Tutoriais de automaquiagem para deficientes visuais

Poucos meses depois, começou o projeto Beleza para Todos, mudando o foco do seu canal de Youtube para tutoriais de automaquiagem para deficientes visuais. Themis ensina um passo a passo simples e eficiente para dar autonomia às mulheres que desejam saber se maquiar sozinhas, com vídeos dedicados a cada detalhe de olhos, base, boca.

A inspiração para a criação do projeto foi a amiga de infância Thaís Frota, que sofre de uma doença degenerativa, chamada Amaurose Congênita de Lebe, que a fez perder a visão gradualmente.

Em uma viagem, em 2016, Thaís pediu a Themis para maquiá-la, e os elogios foram tanto que transformaram sua autoestima. “Ela sempre foi bonita”, Themis conta, “mas eu vi o quanto isso lhe fez bem. Eu fui procurando tutoriais online para ajudar a Thaís se maquiar e vi que não tinha nada”.

Ao postar os primeiros vídeos, foram inúmeras as mensagens de pessoas agradecendo por aquele conteúdo, e Themis me contou que ficou chocada com a reação positiva.

Inclusão e life encouragement

Desde então, Themis tem se dedicado à causa inclusiva, dando palestras e cursos; ela ministrou um curso para bailarinas com deficiência visual em São Paulo e participou do programa “Conversa com Bial“, na Globo, e do Pânico, na Jovem Pan, para falar sobre o projeto.

Perguntei porque ela se chama de Life Encourager, e não o termo mais usado de Influencer: “Acredito que meu papel é de encorajar, e que temos que usar nossas redes para ajudar de alguma forma, inspirar, se eu acabo influenciando alguém, isso é o resultado.”

Como muitas parceiras nos dias de hoje, a parceria com a Lab You começou com um “oi no direct” do Instagram. Percebendo que os valores eram alinhados, surgiu a ideia de lançar uma coleção.

Themis Briand é uma mulher jovem, branca, de cabelos castanho escuros. Ela sorri em frente a uma mesa com doces. Veste um top e uma saia.

Confiança para pessoas com deficiência visual comprarem maquiagem

Themis Briand identificou que as pessoas com deficiência visual podem saber como se maquiar, mas ainda não tinham independência ou confiança de entrar em uma loja e selecionar produtos. “Por isso, juntamente com a LabYou, decidi criar uma coleção que possa trazer autonomia na hora de comprar maquiagem”, explica.

A decisão de usar um código QR ao invés de braile foi estratégica: “Muitas pessoas não sabem ler braile, principalmente quem perdeu a visão em um momento na vida, mas todo mundo pode escutar o código QR”. Ela explica: “Eu já entendia o que eles gostariam de saber sobre o produto, como eles enxergariam a cor e a textura do produto através de palavras.”

Com a aplicação de seus 4 anos de experiência, Themis está conseguindo usar esta parceria para inclusão e projetos sociais. No meio de uma pandemia, este é o tipo de Youtuber que queremos.

Já que você está aqui…

Lembra de quando entrevistamos a Juliana Cordeiro, Consultora De Estilo? Falamos de autoestima, da delicadeza do processo de consultoria de estilo e de consumo consciente. Você pode gostar também!

Tags from the story
, ,
More from Eliza Rinaldi

O Melhor de NYFW Primavera / Verão 20

Com uma agenda condensada e mais desfiles em Brooklyn do que nunca,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *