Nova exposição da artista Mariana Martins abre hoje na Vila Madalena

exposição chá mariana martins

Quando pensamos na cultura de bebidas quentes no Brasil, pensamos em café, mas, na verdade, nós chegamos a ter uma tradição de chá no Brasil, desde quando as primeiras mudas foram trazidas por Dom João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O Marechal Arouche trouxe para São Paulo e plantou onde hoje é o Anhangabaú, bem embaixo do Viaduto do Chá.

A presença do chá foi diminuindo conforme a cultura do café se desenvolvia. Mas nos dias frios como hoje, a ideia de chá traz para maioria uma sensação de conforto, e para os aficionados é mas que uma bebida, é algo afetivo para esquentar a alma.

A artista Mariana Martins se encaixa neste perfil, ela é apaixonada pelo chá, não apenas a bebida em si, mas toda a cultura, o imaginário, as louças, os rituais e a atmosfera de conforto e a reflexão que inspira. Ela explora sua paixão pelo chá através da sua nova exposição que abre hoje (dia 20) e vai até domingo (dia 23).

Ó-Chá é uma casa de chá na Vila Madalena, um espaço que tem o propósito de desenvolver a cultura dessa bebida em São Paulo, e para a artista foi o lugar perfeito para apresentar seu trabalho, que ela quer apresentar como uma experiência imersiva que vai além da experiência visual, onde suas obras estão dentro de um ambiente vivo, que tem uma rotina própria.

exposição chá mariana martins

Num conjunto de naturezas mortas, a artista apresenta delicadas pinturas sobre papéis metalizados e telas com aplicação de folhas de ouro. Além das obras inéditas e atuais, também estão presentes na exposição duas pinturas de 1982 e 1986 que retratam xícaras, um de seus temas preferidos.

Informações:

18 às 21 horas.

Período da exposição: de 20/9 a 23/10.

Endereço: Rua Aspicuelta, 194, Vila Madalena.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 20 horas.

Mais informações: 3061-4051

Ó-Chá:

O local funciona como uma loja de chás importados e bistrô, servindo doces, lanches e almoços. O telefone da casa Ó-Chá é 2737-8001 e o site é www.bistroocha.com.br

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde