Dia Mundial do Vegetarianismo: 5 documentários para te mostrar como mudanças em nossos hábitos podem melhorar o planeta

Hoje dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, e celebrada todos os anos é uma data muito importante para chamar a atenção da sociedade e trazer a reflexão sobre os problemas de saúde e ambientais causados pelo consumo de carne.

A seguir, 5 motivos para te mostrar como mudanças em nossos hábitos podem melhorar o planeta: 

 Forks Over Knives-Troque a faca pelo garfo 

Forks Over Knives-Troque a faca pelo garf o não é um documentário vegano ativista e que fala sobre os direitos do animais.

E sim, um documentário que aborda um dos nossos grandes problemas atuais: os graves problemas de saúde causados pelo consumo de alimentos de origem animal. 

Mesmo com toda a tecnologia médica mais avançada do mundo, estamos mais doentes do que nunca, principalmente os mais jovens. 

Earthlings (Terráqueos)- 

Escrito, dirigido e produzido pelo ambientalista estadunidense Shaun Monson e narrado pelo ator vegano Joaquin Phoenix,  Earthlings-Terráqueos é um documentário que mostra a verdade nua e crua por trás da produção de carnes, laticínios, roupas e calçados. 

Pesado e chocante, o filme traz informações e imagens impactantes sobre espécies usadas como entretenimento e cobaias em laboratórios farmacêuticos e da indústria da beleza.

Meat the truth (Uma Verdade mais que Inconveniente)

Retratando as consequências do consumo da carne em relação ao meio ambiente, Meat the Truth aponta a pecuária como o principal responsável pelas alterações climáticas. 

Nem mesmo todos os meios de transporte do planeta juntos, fariam esse estrago. 

Abordando questões sócio-político-econômicas como questão alimentar, Meat the Truth nos surpreende quando prova que a fome no planeta está diretamente ligado à pecuária.

Speciesism (Especismo)

De modo similar ao sexista e ao racista, o especista acredita que a vida de um membro da espécie humana, pelo simples fato do indivíduo pertencer à espécie humana, tem mais peso e mais importância do que a vida de qualquer outro animal. 

Com um um consenso mais criterioso entre pesquisadores, biólogos, filósofos, professores de direito, advogados e escritores que defendem os direitos dos animais, Speciesism nos traz essa reflexão e o debate sobre esse tema. 

Glass Walls (Paredes de Vidro)

Muito conhecido pela famosa frase: “Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”, Glass Walls é um documentário narrado por Paul MacCartney que relata, como os animais criados para atender a demanda da indústria passam por muitas situações de sofrimento. 

Exemplo disso é a realidade de frangos e perus, apontados como os animais que mais sofrem nesse mercado.

Com apenas 13 minutos de duração, Glass Walls toca em nossa ferida e diz: “Somente o preconceito permite a qualquer um pensar que existe diferença entre maltratar um gato e maltratar uma galinha, ou maltratar um cachorro e maltratar um porco.”

More from Marina Simão

Carolina Neves Joias aposta na pedra do mês de fevereiro, ametista, para criar novas composições

Conhecida pelo seu poder de elevação espiritual, por afastar as energias negativas...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *