Cuidados naturais com o cabelo

Cuidados naturais com o cabelo

Hoje em dia há tanto foco no que colocamos dentro de nossos corpos; detox, clean eating, comida de verdade, são frases e hashtags que qualquer pessoa que tem um interesse mínimo em saúde deve ter encontrado. Mais e mais nós estamos preocupados com toxinas, conservantes e questionando a qualidade nutricional de uma comida que vem com uma lista de ingredientes impronunciáveis. Mas pouca gente para para pensar nos químicos que colocamos sobre nossa pele e nosso cabelo.

Faz um tempinho que fiquei com uma pulga atrás da orelha, pensando neste assunto, mas sem saber como proceder, já que tinha eliminado a necessidade de demaquilante, creme de cabelo e loção corporal por conta do néctar das deusas que é 🙏🏼 óleo de coco 🙏🏼, mas tive a sensação de que precisava explorar mais a fundo este mundo natural, particularmente nos cuidados de cabelo.

Esse foi o tema de uma oficina de que participei na semana passada: Cuidados naturais para cabelo. A oficina grátis foi organizada pela Eloisa Toguchi, da marca de sabonetes naturais Lá do Mato. A Eloisa vem de um background de cosméticos de luxo, mas ela largou este mundo depois de 7 anos preocupada com os químicos e a falta de estudos de efeitos de longo prazo de uso na pele, e a presença de substâncias cancerígenas como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio e lauril éter sulfato de amônio.

Faz 9 meses que ela lançou a Lá do Mato; a marca nasceu sem querer, fazia sabonetes e dava para família e amigos, e de repente ela teve uma lista de encomendas para o natal do ano passado. 

Cuidados naturais com o cabelo

Essa é a Eloisa

Segundo a Eloisa, o primeiro passo para tratar o cabelo depois de anos de uso de cosméticos industrializados é um detox, onde o cabelo é lavado com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Bicarbonato de sódio age na remoção de gorduras e deixa os fios livres da oleosidade. Porém, como seu ph é alcalino, ele acaba abrindo as escamas dos fios. Aí que entra o vinagre na equação, com ph ácido, para ajudar a fechar as cutículas e manter os fios saudáveis e mais brilhantes. Pode demorar uns meses para o cabelo adaptar, mas daí o cabelo vai voltar para seu estado natural. O mais legal deste processo é que você começa a conhecer seu próprio cabelo e pode ajustar a quantidade de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã conforme a sua necessidade individual.

Para manter o cabelo lindo durante este processo, a Eloisa compartilhou 3 receitas para máscaras de cabelo, que podem ser feitas quando for necessário sem contraindicações. Ela aconselha deixar uma máscara no cabelo por 20 minutos com touquinha térmica.

Cuidados naturais com o cabelo

1. Hidratante natural:

  • Uma palma de babosa
  • Um pouco de água para bater
  • Argila em pó

2. Reparação capilar:

  • ½ Abacate
  • 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra virgem
  • Alecrim (para estimular crescimento)

3. Esfoliação do couro cabeludo:

  • Argila Verde
  • Água
  • Uma gotinha de óleo essencial de Tea-tree 


A Eloisa é uma pessoa fofa que tem paixão por educar e ensinar pessoas sobre cuidados naturais, eu fui bastante motivada para começar meu detox assim que acabar meu xampu. Para mais informações sobre os produtos e oficinas de Lá do Mato basta clicar aqui 😉

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

1 Comment