Receita para uma refeição saudável e prática (e na moda): Buddha Bowls

receita saudável e prática Buddha Bowl

Quem usa Pinterest ou segue perfis de comida fitness deve ter percebido que Buddha bowls – também conhecidos como Nourishment bowls, Hippy bowls, ou no Brasil, Tigela de Buda ou ainda Tigela Arco-Íris – são a comida saudável do momento. Sim, eles são bonitos e rendem fotos lindas e coloridas, mas não tinha dado muita importância a esta tendência até perceber que realmente não são nada mais que uma tigela cheia de comida à base de plantas. Na verdade, o buddha bowl não tem uma receita certa, muitas vezes pode ser feito com sobras de outras refeições. Se tem uma coisa que eu gosto mais do que me alimentar bem é comida rápida e prática (desculpa aí, Rita Lobo).

Se consigo, gosto de separar umas horas no domingo para cozinhar algumas coisas diferentes para comer durante a semana. Não estou falando de fazer um “meal prep” preparando as refeições da semana inteira e já montando em seus potinhos estilo fitness blogger, não sou tão regrada assim, deus me livre!

receita saudável e prática Buddha-Bowl

Buddha Bowls do Farmacy, em Londres

Voltando pro buddha bowl fui no restaurante Farmacy quando estava em Londres e lá pedi uma destes tigelas de saúde, e posso te dizer, foi amor à primeira mordida! Ao voltar para Sampa, estava louca para recriar a receita do Mediterranean Earth Bowl para Um Sete Quatro, e realmente é simples demais e as combinações são infinitas! Montar o bowl em si é uma certa ciência, então vamos lá!

receita saudável e prática Buddha-Bowl

Buddha Bowls Mediterrâneos para meu Bistrô Um Sete Quatro

Como montar o Buddha Bowl perfeito:

receita saudável e prática Buddha-Bowl

1. Carbos: Grãos como quinoa (que também tem proteína), trigo-sarraceno, arroz integral ou até batata doce em pedações ou em purê se quiser, o negócio aqui é trabalhar com o que você tem em casa.

receita saudável e prática Buddha-Bowl

2. Escolha seus legumes: Legumes devem ser a metade do bowl. Tente incluir uma mistura de legumes cozidos e salada. Cor também é importante, quanto mais cor, mais benefícios, couve, rúcula, cenoura, rabanete, brócolis e couve-flor são opções simples de se jogar no bowl.

receita saudável e prática Buddha-Bowl

3. Proteína, Proteína, Proteína: Para se manter ativa o dia inteiro, não podemos poupar proteína, se como carne, frango ou atum, cabe bem aqui. Para os Veggies, experimente com feijão e grão de bico e sua variadas formas como húmus e falafel. E também temos mais elementos com proteína a seguir.

4. Gorduras saudáveis: Minha opção preferida é abacate, mas castanhas e sementes, além de deliciosas, também dão um aspecto crocante e são fontes de proteína. Pense por exemplo em castanha de caju, chia, sementes de abóbora, linhaça, vale tudo!

receita saudável e prática Buddha-Bowl

5. Temperos: Para terminar, escolha um tempero fresco como hortelã, coentro, cebolinha, manjericão e um molho como mostarda, limão, tahine, pesto ou qualquer outro que tiver.

Agora só falta saborear! Namastê! 🙏🏼

 

More from Eliza Rinaldi

Bazar Regalos do Aldeia une marcas sustentáveis para compras de última hora

Se você é como eu, alguns presentes sempre vão ficar para a...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *