Como tomar controle das cobranças por WhatsApp e e-mail em um mundo hiperconectado

Existem dois tipos de pessoas nesse mundo, aquelas que respondem mensagens na hora para se livrar da tarefa (eu) e aquelas que deixam para responder depois à sua conveniência. Nenhuma das duas estão certas, mas o que não dá para negar é que vivemos numa cultura das respostas instantâneas. Existe a expectativa da pessoa enviando a mensagem que a resposta vai vir na hora, e com as notificações de entrega e leitura das mensagens, corrermos o risco de parecer mal-educados ou como se estivéssemos ignorando a pessoa quando não respondemos na hora.

Em nosso mundo estranho e hiperconectado, temos que assumir que “textosiedade” existe (mesmo que eu tenha acabado de inventar o termo). Não sei você, mas às vezes quando a mensagem chega no WhatsApp e não estou a fim de falar com ninguém, eu me sinto quase como se a pessoa estivesse invadindo minha sala, e uma certa culpa de não responder, mesmo não querendo falar. Assim começa aquela dança de não entrar no aplicativo para não cometer o erro grave de estar online sem responder à pessoa.

Às vezes é preciso lembrar que a abordagem da outra pessoa pode ser o problema, como um WhatsApp sobre um assunto profissional às 21h numa sexta-feira, por exemplo. Ou uma empresa que não deveria mandar um WhatsApp e sim um e-mail ultrapassando a linha. E-mail ainda é domínio de assuntos sérios e profissionais, mas isso não adianta se a pessoa te manda um WhatsApp cinco minutos depois para perguntar se você já leu o e-mail!

Ou talvez a pessoa não esteja errando, apenas não é um horário legal para conversar, e como ela vai saber disso? Tudo isso pode parecer um desabafo, mas na verdade é muito mais, não dá para acompanhar as cobranças diversas de nossos celulares o tempo todo, e isso pode gerar ansiedade real. Precisamos tomar controle das mensagens que chegam até nós, pois os outros só vão respeitar seu tempo quando aprendermos a respeitá-lo. Como tudo na vida, precisamos definir nossos limites.

1- Dedique um tempo a cada dia para responder a seus e-mail e mensagens

Mensagens e e-mails chegam durante o dia e isso pode interromper nossos trabalhos mais focados. Uma boa maneira de evitar isso é designar uma hora para responder. Em geral, nossas mentes estão mais focadas nas primeiras horas de trabalho, então pode ser mais benéfico deixar de responder às mensagens e e-mails depois de completar a primeiro trabalho focado do dia.

2- Crie seus limites: Deixe seu status do WhatsApp ocupado

A maioria do problema não é com os outros, é com nós mesmos. Se passamos a mensagem que estamos disponíveis 24 horas por dia, as pessoas vão nos abordar 24 por dia, com essa expectativa. Se definimos nossos limites, os outros vão aprender a respeitá-los. Quer seja não responder mensagens pessoais quando estamos focados no trabalho, ou deixar de falar coisas de trabalho por Whatsapp nos finais de semana, quando estamos com a família.

3- Use sua agenda

Mesmo que eu use meu celular para tudo e me sinta pelada sem ele, eu dou muito valor para minha agenda de papel. Eu a uso para anotar minhas ideias criativas, meus compromissos e pessoas que eu preciso retornar. O ato de escrever no papel significa que posso me afastar do meu celular por tempos determinados durante o dia e olhar meus compromissos e tarefas sem cair no buraco negro do meu celular.

Como você lida com WhatsApp e e-mails que chegam em horários complicados? Você tem um outro método de filtrar? Me fale aqui nos comentários.

More from Eliza Rinaldi

2016, Uma Retrospectiva

Não evito falar de política ou expressar minhas opiniões de maneira consciente,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *