Rotina da manhã: como ela me ajuda a organizar o dinheiro (e a vida)

mulher negra de cabelo natural se espreguiça na cama

Acordar, pegar o celular com os olhos ainda fechados, desligar o despertador, ver as notificações. Ficar pensando em tudo que tem pra fazer no dia, e calculando se dá pra dormir mais um pouquinho (não dá). Então pegar o celular de novo e scrollar pelas notícias e redes sociais até ver a hora e perceber que muitos minutos já se passaram e você nem se deu conta. “Droga, já tô atrasada”, você pensa.

Quem se identifica?

A boa notícia é que tem um jeito diferente (e na minha opinião muito melhor) de acordar e começar o dia com uma energia mais positiva. É a tal rotina da manhã, ou morning routine.

Quando você tem uma rotina da manhã, o dia começa mais calmo e com a sensação de que está tudo sob controle. Isso te prepara pra ser mais produtiva e encarar melhor as dificuldades do dia.

Além do mais, você pode aproveitar esse momento pra organizar seus gastos, conferir como anda seu budget e pensar nas despesas que poderá ter no dia. Sem dúvida, a rotina da manhã é uma grande aliada minha pra manter a organização do meu dinheiro e do orçamento aqui de casa sempre em dia!

A minha rotina da manhã envolve o seguinte:

1) Não ver as mensagens e redes sociais assim que acordar

Gosto até de deixar o celular em outro cômodo pra não ficar tentada. Mas nos dias em que preciso do despertador pra acordar (a maioria), acabo dando uma olhada rápida. O ideal é não ficar ali muito tempo. Vai ter outro momento pra isso logo mais.

2) Espreguiçar e beber água

Duas coisas simples que (dizem os estudos) ajudam bastante o corpo a “inicializar com sucesso” nos primeiros momentos do dia.

3) Preparar o café

É a primeira coisa que faço. Pego uma xícara pra ir acordando enquanto faço outras coisas, e depois volto pra cozinha pra preparar o café da manhã completo (eu amo, e tenho até um Insta só de café da manhã, o @odeaocafedamanha).

4) Atualizar os gastos

Sento com o café na frente do computador, abro o app que uso pra fazer meu budget (se chama Ynab) e atualizo os gastos nas contas e cartões que tive no dia anterior. Leva só três minutinhos e vale muito a pena pra não perder o controle e ficar mais consciente dos meus gastos.

5) Conferir a agenda e to-dos

Dou uma olhada pra ver como será o dia e me organizar mentalmente com a ordem e prioridade das tarefas e compromissos.

6) Responder mensagens e redes sociais

Vou ver as mensagens que ficaram sem resposta no WhatsApp, saber como está a família e amigos, e zapear um pouco pelas redes sociais, principalmente Instagram e LinkedIn.

7) Conferir emails

Sou daquelas que só fica tranquila com “inbox zero”, então todo dia de manhã vejo os emails e tomo alguma providência. Geralmente, textos bacanas de newsletters salvo num app chamado Pocket, pra ler depois. Emails de trabalho deixo pra responder depois, quando começar o trabalho.

8) Ler e estudar

Gosto de separar na agenda pelo menos uma hora todo dia de manhã pra ler livros, artigos ou papers que salvei, e estudar um pouco. Como muita coisa acontece durante o dia e demandas surgem, fazer isso de manhã cedinho é a única maneira garantida pra mim de que vou conseguir seguir meu plano de estudos. Não é todo dia que dá, mas faço um esforço.

9) Meditar

Uso um app chamado Headspace e medito por 10 minutinhos todos os dias. No inverno, eu fazia a meditação na hora do pôr-do-sol. Agora, tenho preferido pela manhã.

10) Cuidados com a pele

Depois de tomar banho e antes de me vestir, uso a série de produtinhos e cremes que minha dermatologista passou, protetor solar etc.

11) Arrumar a casa

Não sei vocês, mas eu só consigo pensar com clareza se o ambiente ao meu redor estiver organizado. Então, de manhã dou uma arrumada rápida nas coisas que estão fora do lugar em casa.

12) Ler as notícias

Admito que já há alguns anos tenho sido um fracasso em ficar sempre por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Acabei chegando à conclusão que saber mais sobre notícias gerais não necessariamente me ajuda nos meus objetivos de vida, sabe? Ainda assim, leio pelo menos o resumo que o Nexo manda por email, ou abro o app do Estadão e da Folha no iPad enquanto tomo (mais) uma xícara de café.

13) Passear com a Nutella

Pois é, tenho que cuidar dos outros seres vivos da minha casa! De manhã também procuro levar a Nutella pra passear na rua um pouquinho, e regar as plantas. Mas quando não dá, faço isso mais tarde.

Nem todo dia dá pra fazer tudo, é verdade. A ordem das coisas também varia um pouco. Mas só de ter essa rotina em mente e saber tudo que é importante pra mim, já ajuda bastante. Dá uma sensação de produtividade, e de que vou conseguir encarar com mais tranquilidade qualquer imprevisto que apareça durante o dia.

E você, o que não pode faltar na sua rotina da manhã?

Tags from the story
,
More from Isabella Paschuini

Estudar no exterior: Como se planejar (sem precisar de muito dinheiro)

Ter uma experiência de estudos no exterior é o sonho de muita...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *