Estresse é algo real com que precisamos lidar no nosso dia-a-dia, uma luta interna pela maior parte, mas imagine se seus medos e ansiedades fossem projetados numa tela para o mundo ver! Parece cena de filme futurístico, e foi bem esta sensação que o estilista Hussein Chalayan queria invocar para seu desfile de Verão 17 em Paris.
Tecnologia para lidar com ansiedade
Enquanto a maioria dos estilistas criam roupas como objetos de beleza, se inspirando na história, Hussein Chalayan é um estilista com olhar definitivamente no futuro, conhecido por suas misturas ousadas entre moda e tecnologia na passarela. Para o desfile Verão 17, ele integrou à coleção acessórios para monitoramento de estresse. As modelos foram equipadas de conjuntos de cintos e óculos que mapearam as ondas cerebrais, o ritmo cardíaco e a respiração, mostrando alterações quando o nível de estresse está alto.
E tecnologia na sociedade moderna
Sensores nos óculos monitoram dados biométricos que são transmitidos aos cintos e processados em medidas legíveis. Durante o desfile, a informação foi transmitida na parede, mostrando os níveis de estresse das modelos em tempo real enquanto andavam na passarela.
O estilista cipriota/britânico diz que a coleção “Stiff Upper Lip” (expressão inglesa para quem não demonstra suas emoções) foi “inspirada pelo uso da tecnologia na sociedade moderna”, lidando com a ideia de emoções reprimidas, explorando ao mesmo tempo as ansiedades e emoções às quais estamos sujeitos em uma vida urbana, desde o medo de terrorismo ao desejo sexual.
Indo além dos acessórios fitness
Além de demonstrar que a tecnologia para vestir pode ser mais do que trackers de fitness, o estilista mostra que os acessórios – criados em colaboração com Intel – são feitos para melhorar a consciência e o gerenciamento proativo de estresse.
As peças estão à mostra na exibição “Medo e amor: reações a um mundo complexo” no Design Museum de Londres até dia de 23 de abril de 2017.
http://designmuseum.org/designers/hussein-chalayan
1 Comment