Consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan, traz dicas de como consumir com responsabilidade nessa época do ano.

Com a chegada da pandemia, o comportamento do consumidor mudou drasticamente, e muito se especula sobre como será o cenário da Black Friday neste ano.
Para a Consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan, especializada no comportamento do consumidor, acredita que a tão esperada semana dos preços baixos esse ano será atípica.
De um lado estão os consumidores que se antes aguardavam a Black Friday ansiosos, hoje estão mais receosos, devido ao atual cenário que aponta uma alta taxa de desemprego no país.
No varejo físico, grandes lojas que tinham o costume de fazer deste dia um grande evento aberto, estão pensando em novas medidas para não correr o risco de aglomerações e contaminação com o vírus que ainda está presente entre nós. Em contrapartida, as compras online estão aquecidas e aumentarão, já que muitas pessoas que não possuíam o hábito de consumo dessa maneira o fizeram durante a pandemia.
“Acredito que haverá um equilíbrio entre o que tenho e posso gastar, com o que realmente necessito neste momento. Os consumidores estão mais esclarecidos e atentos em relação aos efeitos negativos do consumo desenfreado”, afirma Rachel.
Outro ponto que vale ressaltar, que reflete este novo comportamento do consumidor, é que muitas marcas estão deixando de usar o termo Black Friday por sua conotação pejorativa, adotando nomes mais criativos.
Para consumir com responsabilidade na Black Friday, Rachel dá três dicas importantes:
1- Faça uma lista de prioridades

Fazer uma lista de quais itens mais precisa no momento é essencial. Por exemplo, quem ficou meses fechado dentro de casa, pôde perceber a falta que determinados itens como eletrodomésticos e eletrônicos fez. Se não conseguiu adquiri-los ainda, agora pode ser uma boa hora.
A pandemia fez com que os consumidores refletissem verdadeiramente no que é essencial para eles e vão priorizar o básico.
1- Pesquise os melhores preços

Fazer uma pesquisa dos melhores preços em diversas marcas é muito importante. É preciso ficar atento, pois as lojas vão oferecer descontos em diversos canais de vendas para capturar a atenção dos consumidores. Tente focar no que realmente está precisando e nos melhores preços.
3- Repense o seu consumo

Foi-se o tempo em que comprar por comprar era um comportamento bacana. Durante a pandemia vimos crescer o sentimento de empatia e partilha. Uma boa dica para quem deseja fazer uma boa ação, é aproveitar este período para doar a quem precisa.
@racheljordan__