4 maneiras de incorporar argila branca (argila de caulim) na sua rotina de cuidados com a pele

4 maneiras de incorporar argila branca (argila de caulim) na sua rotina de cuidados com a pele

Conversamos com a Beatriz Tardin, fundadora da Be Plus Natural Care, para descobrir alguns benefícios do uso da argila branca (argila de caulim) na pele e cabelos.

Argila de caulim ou, argila branca

A argila de caulim, mais conhecida como argila branca, é uma velha conhecida de todas as pessoas que buscam práticas de skincare mais naturais e eficazes.

Cada vez mais, o mundo dos cosméticos prioriza ingredientes naturais com menos químicos, e esta argila continua sendo um dos ingredientes mais procurados.

Em tempos de quarentena, o skincare nunca foi mais importante, com muitas pessoas sentindo os efeitos deste momento delicado na pele, e a argila pode ser uma grande aliada ao ser incorporada na rotina de limpeza de pele e autocuidado.

Com isto em mente, conversamos com a Beatriz Tardin, fundadora da marca de cosméticos naturais e veganos Be Plus Natural Care para entender mais sobre as propriedades naturais da argila branca, e ela nos contou alguns de seus vários benefícios para a pele e cabelos. Confira!

Para começar, é preciso desmistificar alguns fatos sobre a argila branca pura 100% natural. “A argila branca de verdade tem que ter no rótulo “100% caulim” para fazer o efeito revigorante perfeito. Se tiver mais qualquer outro ingrediente na fórmula que não seja natural, saia fora!”, afirma Beatriz.

Isso porque a argila de caulim é diferente de outras argilas faciais populares como a bentonita, pois não seca a pele. Em vez disso, deixa a pele macia e saudável.

Com um pH neutro, a argila de caulim contém grandes quantidades de dióxido de silício, o que é benéfico para a pele e o cabelo. O dióxido de silício é um mineral presente em rochas e em alimentos à base de plantas, sendo a única forma de sílica que o corpo pode absorver.

Tons e usos da argila de caulim

Curiosamente, embora a argila de caulim seja conhecida como argila branca, ela também pode ser de cor esverdeada ou rosada, chegando a marrom escuro, dependendo dos outros minerais presentes.

Além de seu uso como máscara facial de argila, a argila de caulim possui uma ampla gama de funções. Pode ser usada como maquiagem mineral, máscara capilar, suplemento de banho, limpador facial e até mesmo tratamento local para acne.

Benefícios da argila branca

Confira abaixo os benefícios que a argila branca ou argila de caulim é capaz de proporcionar para pele e cabelos, de acordo com Beatriz:

1. Esfolia suavemente a pele

Ela pode remover a sujeira e outras impurezas da pele. Suas propriedades esfoliantes são eficazes, mas permanecem suaves o suficiente para não causar irritação ou inflamação.

2. Fortalece o cabelo

Sua eficácia na remoção de impurezas faz da argila de caulim um ótimo limpador de cabelo e couro cabeludo também. Ele limpa a sujeira sem remover os óleos naturais importantes, promovendo a circulação no couro cabeludo.

3. Ajuda a reduzir a oleosidade da pele

Como ela não possui os poderes de secagem excessivos da argila de bentonita, ela não aspira tanto óleo. Mas isso é uma boa notícia, pois é recomendado para pessoas que não produzem excesso de óleo, então a argila de caulim só extrai óleo suficiente para manter um equilíbrio saudável da pele.

4. Alivia a pele irritada

Tem propriedades leves de resfriamento e cura. Isso o torna uma solução calmante para irritações da pele, como erupções cutâneas, picadas de insetos e pequenos arranhões.

Gostou das dicas? A Be Plus Natural Care possui em sua gama de produtos duas argilas de Caulim 100% naturais! Confira em:

@beplusnaturalcare

Você poderá gostar também: Cuidados Naturais Com O Cabelo

More from Eliza Rinaldi

Os Favoritos Outubro de EAMR – Flores, livros, fotografia e frutas!

É difícil acreditar que já estamos no mês de outubro 😱! A...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *