Depois de uma semana em casa, como estão as suas unhas? Para alguém como eu, que costuma ir à manicure toda semana, estou vendo que eu vou ter que tomar a situação em minhas próprias mãos. Sempre usei a desculpa de que não levo jeito para fazer a própria unha, e cada vez que tentei fazer em casa, eu me frustrei porque o resultado nunca saiu igual ao do salão.
Mas aqui em casa estamos com um tempo sobrando, então vamos encarar uma manicure caseira! Para ajudar, montamos estes 5 passos para conseguir um resultado profissional nas mãos!
Boa sorte para nós!
5 passos para fazer a unha em casa e obter um resultado profissional:
1. Limpar para começar
Comece limpando a cor anterior das unhas com acetona antes, para tirar o esmalte antigo ou qualquer restinho de sujeira ou de produto. Para evitar sujar tudo ao redor, o segredo é molhar o algodão, pressionar sobre a unha durante alguns segundos: depois desse tempo, o esmalte já estará amolecido e basta puxar em direção à ponta dos dedos para que todos os resíduos saiam de uma só vez. Simples!
2. Lixar em apenas uma direção
Para um bom resultado, as unhas precisam estar de tamanho e formato igual. Muitas pessoas não sabem disso, mas nunca faça o movimento de vai e vem com a ferramenta: sempre use a lixa em apenas uma direção para evitar que a região descame ou quebre.
3. Polir de mão leve
Muitas mulheres pulam este passo importante. Usar uma lixa de espuma específica para essa função é fundamental para remover as células mortas da superfície, amenizar possíveis ranhuras e trazer um brilho natural para a área. Mas pegue leve para não causar danos à unha, passe a lixa suavemente no máximo quatro vezes em cada dedo.
4. Cutícula ou não?
Aqui no Brasil estamos acostumadas a remover as cutículas com um alicate, e eu confesso que não sinto que estou de unha feita sem tirar a cutícula, mas a maioria dos dermatologistas afirmam que ela é a proteção das nossas unhas e não deve ser removida. Sem dizer que, para quem não tem a prática de usar um alicate, talvez seja melhor cuidar dela ao invés de removê-la em uma manicure caseira. Use um removedor de cutículas para retirar a pele morta sem acabar totalmente com a proteção. Outra dica mara é passar Bepantol nelas antes de dormir, para ficar com cutículas macias e sem aquele aspecto ressecado. Use uma espátula para empurrar a cutícula para dentro e, se sobrar algum pedacinho de pele levantada, vale usar o alicate para tirar apenas essa parte.
5. Esmaltar
Antes de pintar, lave e seque bem as mãos e unhas para ajudar o esmalte a fixar direito. O próximo passo é passar uma base, para proteger as unhas. Comece a pintar com uma pincelada do esmalte no centro das unhas desde a área próxima à cutícula até as pontas. Depois disso, cubra as laterais com uma pincelada idêntica de cada lado e então finalize passando o pincel nas pontinhas de todos os dedos para fazer a manicure durar mais. Finalize com uma camada de extra brilho para tornar o esmalte mais duradouro e brilhante!
E, para você que quer se exercitar e manter o equilíbrio mental durante esse período de isolamento, o estúdio MY YOGA está colocando aulas gratuitas em suas redes.