5 dicas para parar de procrastinar e focar no trabalho

5 dicas para parar de procrastinar e manter o foco no trabalho

Vamos falar sobre procrastinação. Por definição, procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação a ser resolvida depois. Todos nós sabemos o que é deixar uma tarefa chata para o ilustre “depois”, e como é fácil cair num buraco negro de mídias sociais no tempo designado para trabalho; aliás, eu acabei de me perder num frenesi Instagramatico no meio desta frase! Voltei: focar exige treinamento e prática, pois hoje mais do que nunca o mundo é cheio de distrações e nenhuma maior que a internet, nossa melhor amiga e pior inimiga!

Eu sempre fui de deixar tudo para a última hora, na faculdade fazia meus trabalhos de madrugada para entregar no dia seguinte, a frase “não posso ir, preciso estudar” nunca saiu da minha boca. Mesmo na vida profissional, enrolava para escrever matérias, só começando com o prazo ameaçando. E-mails, ligações chatas, não encavara até não ter mais onde me esconder. O resultado deste comportamento me deixou me sentindo desorganizada, culpada e estressada. Percebi que passei muito mais tempo me preocupando em completar tarefas do que fazer. Alguma coisa tinha que mudar e ainda bem que mudaram desde então.

5 dicas para parar de procrastinar e focar no trabalho

Aqui vão 5 dicas que aprendi para parar de procrastinar e manter meu foco no trabalho:

1. Faça por merecer seu tempo livre:

Sabe aquela sensação de alívio ao completar uma tarefa? Uma das coisas que mais me ajudou a começar a trabalhar com mais foco era lembrar a felicidade que sinto ao terminar um trabalho. Não precisei mais me esconder de pessoas a quem estava devendo trabalhos ou e-mails. Na maioria das vezes, começar é a pior parte. Pense que depois de terminar você estará mais feliz, mais livre e sem culpa em passar tempo falando com amigos ou fazendo algo que você gosta sem a nuvem de compromisso em cima da sua cabeça.

2. Trabalhe em pedaços curtos:

É um fato científico que nossos cérebros só conseguem prestar atenção em informações limitadas por um tempo limitado. Dividir seu trabalho e seu tempo em segmentos menores pode ajudar a manter foco e produtividade. Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste método, a pessoa divide períodos de tempo de trabalho de 25 minutos (chamados de “pomodoro”), com intervalos de 5 minutos de descanso. Após 4 “pomodoro”, a pessoa tem direito a 30 minutos de repouso, para depois retornar a uma nova sequência de “pomodoro”. 

Dica: existem apps na Google Play, na App Store da Apple e até uma extensão para o Chrome!

5 dicas para parar de procrastinar e manter o foco no trabalho

3. Ache a Trilha Sonora certa:

Não é coincidência que existam músicas que deixam a gente com mais pique na academia ou ajudam a relaxar. Música é uma coisa pessoal, faça testes de gêneros diferentes durante o dia, descubra qual tipo de música te motiva sem tirar sua atenção do trampo. Ache sua trilha sonora certa e seu dia vai voar!

4. Respeite seu tempo ou fique incógnito:

Se você trabalha em casa, ou tem uma rotina mais flexível, garanto que a maioria dos seus amigos não vai entender que você está trabalhando. Tente estabelecer limites, se for almoçar com um amigo, não seja manipulado em dar uma volta depois, seja firme, ninguém vai respeitar seu tempo se você mesmo não o respeita. No escritório, use fone para evitar conversas quando você realmente precisar focar. Se você não consegue evitar e-mails, Facebook ou o que seja, configure seu browser em modo incógnito para que não te vejam online. 

5 dicas para parar de procrastinar e manter o foco no trabalho     

5. Tenha paixão por aquilo que faz:

Por último, a melhor maneira de manter foco em seus trabalhos é fazer algo que você gosta. Em geral nos sentimos muito mais motivados quando fazermos algo pelo que nos interessamos. Nenhum trabalho é perfeito ou sem suas chatices (odeio fazer contabilidade), mas tente achar aspectos do seu trabalho que você curte. Se realmente não tiver nada de bom no seu trabalho, foque em fazer o melhor para poder mudar para um departamento que tenha mais a ver com você, ou no mínimo impressionar seu chefe para ganhar mais liberdade.

Bom, agora com essa matéria escrita você pode me presentear com um almoço gostoso!

Quais métodos você usa para manter o foco? Não deixe de comentar abaixo.

More from Eliza Rinaldi

5 marcas de lounge wear que você vai amar!

Se existia um momento para apostar na tendência Lounge Wear, é agora!...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *