Bem-vindo ao primeiro EAMR favoritos do ano! Como estou passando uma temporada aqui no Rio, queria compartilhar com vocês 10 marcas cariocas maras, que estou amando! Algumas já apareceram por aqui, outras estou conhecendo agora, todas lindas, com um olhar sustentável e um DNA incontestavelmente carioca!
1- NAAI
A NAAI é uma marca autoral que procura entender a moda de forma afetuosa e consciente. Seus processos seguem o caminho do slow fashion, onde todos os envolvidos são valorizados. As donas da marca, Aisha e Bruna, acreditam em uma moda feita no Brasil, e querem gerar bem estar e felicidade em quem veste e em quem faz. Acreditam na memória afetiva das roupas e como ela acompanha a história de quem a veste. As peças são atemporais, confortáveis e feitas para durar.
2- Helena Pontes
Helena Pontes cria roupa para quem gosta de design autoral, da sofisticação dos tecidos naturais, das peças bem cortadas e repletas de significado. É a partir dessa premissa que a designer pernambucana radicada no Rio de Janeiro desenvolve as coleções de sua marca homônima, apoiada no conceito do slow fashion. São roupas atemporais, desenhadas, cortadas e costuradas com calma, feitas para durar.
3- Augustana
A Augustana abraça a proposta chic and easy do lifestyle carioca. As estampas exclusivas carregam o DNA da marca, trazendo, através da estética gráfica, atemporalidade para as coleções. Exploram a alfaiataria moderna com tecidos leves e naturais que nos permitem chegar a resultados que unem simplicidade e conforto sem deixar de lado o fashion and cool.
4- Angela Brito
Angela Brito é uma marca que carrega o nome da diretora criativa, a cabo-verdiana Angela Brito. A marca teve sua estreia no último SPFW; fundada no Rio de Janeiro em 2014 e inspirada pela vontade da estilista de promover liberdade através da moda, está intimamente ligada às suas vivências pessoais. Seu design distinto é acessível e afetivo, sustentado através de construções impecáveis, formas clean, materiais preciosos e cores e estampas artísticas e elegantes. A marca cria peças minimalistas, mas fortes, para mulheres contemporâneas que gostam de reverenciar o corpo feminino.
5- Caiz Store
A Caiz Store se compõe de idas e vindas e segue crescendo na brisa do tempo. Criada em 2014 por Andreza Ferreira, a Caiz acredita que a moda pode ser um meio para se expressar. Seguindo o movimento de slow fashion, encontra no fazer com esse ritmo uma possibilidade de sentir os processos. Produzindo peças atemporais com consciência e cuidado. Todo o processo de produção da Caiz é artesanal e com o cuidado de quem se preocupa com os detalhes, Andreza desenvolve peças que expressam a essência viva de quem se lança em novos rumos e descobertas.
6- OS/ON
A OS/ON tem um estilo minimalista e descomplicado trazendo frescor, informação e qualidade. Iniciada em 2013 como plataforma on-line, hoje a loja também está no mundo offline. A loja fica na CASA SOMA, localizada na Rua Lopes Quintas 147, Jardim Botânico – Rio de Janeiro.
7- Lab 77
A Lab Sete Sete é uma marca sustentável com raízes na cultura urbana de praia. Desenvolvendo produtos autorais que refletem as características culturais do Rio de Janeiro, conectado com a nova cena de consciência global. A produção prioriza sempre o uso de matéria-prima natural ou reciclada produzida no Brasil, no lugar de materiais sintéticos, importados de países onde não é possível controlar a cadeia de produção.
8- NA.LOO
A NA.LOO nasceu do sonho de apresentar a moda minimalista carioca, com excelência em design e todo o conforto e frescor que um grande centro tropical pede. Trazendo uma nova leitura do estilo da cidade que mistura natureza e concreto em um mesmo cenário. Com modelos atemporais, minimalistas e (quase) monocromáticos, garantido mais longevidade às suas peças através de uma marca que trabalha o consumo consciente. Inspirados no movimento #compredequemfaz, que dá espaço a pequenas marcas, fortalecendo o mercado e produção locais, acreditam no preço justo sempre aliado a condições dignas de trabalho.
9- Aroeira Abe
A Aroeira Abe existe na interseção dos sonhos, desejos, influências e sobrenomes das amigas Alice Aroeira e Camila Abe. Alice é estilista, Camila é gestora e produtora executiva. A marca procura vestir mulheres seguras, interessantes e inteligentes que desejam contar histórias através das roupas que vestem. Até porque, moda é um ciclo sem fim, uma espécie de moinho, e a Aroeira Abe sabe que só ficam por muitos anos nos nossos armários aquelas peças com as quais criamos laços.
10- Benta
A Benta foi criada em 2012, com foco em estamparia e design. Fazendo peças descomplicadas, inusitadas, originais e de qualidade. Acreditam que seus produtos autorais encantam, alegram e, principalmente, facilitam a vida, na importância de vestir bem e com conforto diversos tipos de corpos. A marca valoriza produtos que se prolongam no tempo e coleções que dialogam entre si, criando possibilidades de conexão entre passado e futuro.
adoro a seção dos favoritos do mês, sempre me faz descobrir marcas artesanais/slow fashion interessantes – já encontrei inspirações e até acessórios pro meu casamento 😉
obrigada pela curadoria, keep up the good work!