Dia Nacional das Artes

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente em 12 de agosto. A data celebra as atividades artísticas, abrangendo diversas áreas, como o teatro, o cinema, a literatura, o circo e etc. 

Em tempos complexos como o que estamos vivendo, a arte precisa se reinventar para permanecer viva! Nesse processo de mudanças, as plataformas digitais têm sido importantes aliadas. 

São diversas as atividades que podem ser feitas durante o Dia Nacional das Artes e o melhor, sem sair de casa!

Fiz uma seleção com sugestões online para comemorar o Dia Nacional das Artes, confira:

Pivô Satélite

Dentro do site Pivô, o “Pivô Satélite” é uma espécie de sala de projetos que compreende propostas artísticas em formatos variados e pensadas especialmente para os meios digitais. Nos próximos meses, 3 jovens curadores brasileiros, selecionarão 12 artistas para expor suas obras na plataforma. A instalação “Para-raios para energias confusas” de Rebeca Carapiá, dará o start na plataforma digital.

SP Arte Viewing Room

A primeira edição do SP Arte Viewing ocorrerá entre os dias 24 e 30 de agosto. Reunindo milhares de obras de arte moderna e contemporânea, além de peças de design, a feira contará com mais de 100 renomadas galerias nacionais e internacionais. Galerias de São Paulo, Londres, da Colômbia e Peru já estão confirmadas. O público também poderá participar de uma série de atividades virtuais com especialistas do setor e com programação que será anunciada em breve.

Festival Super Nova

Para promover a cultura e arte urbana, o festival super nova preparou uma série de conteúdos online para curtir em casa. A plataforma foi ao ar no dia 10 de Agosto, oferecendo transmissões online da chamada “Galeria Delivery”. 

A programação da “Galeria Delivery” conta com 20 trabalhos de graffitti, estêncil e lambe, realizados em formato de performances e exibidos através do Twitch. A curadoria é do Binho Ribeiro, que também será o primeiro artista a se apresentar.

Retratos Poéticos da Velhice

Compondo a mostra audiovisual on-line, Retratos Poéticos da Velhice, retrata a velhice sem cair em estereótipos.

A construção dos personagens idosos com várias camadas, é um exercício que pode resultar em histórias sensíveis. 

A mostra On-line Poética traz exatamente isso. Os cinco trabalhos escolhidos estão disponíveis de 3 a 17 de agosto no site do Itaú Cultural.

Caso Cabaré Privê

Quando o filho do presidente é encontrado morto em um cabaré privativo, o público é convidado e direcionado para cabines privê, para investigar as pistas antes do anúncio oficial para imprensa. O registro do celular do filho do presidente, funciona como um flashback, Ajudando na elucidação do que aconteceu naquela noite. 

Os atores fazem a encenação em tempo real, executando as cenas e interagindo com a plateia, que assiste tudo direto de suas casas por meio de salas virtuais.

Tags from the story
,
More from Marina Simão

Amar é Diversificar: Representatividade LGBTQIA+ nas séries

Quando o assunto é representatividade LGBTQIA+, as séries de TV estão anos...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *