Estou precisando de um Detox Digital?

Detox Digital

Todos meus dias começam na mesma forma: eu acordo e antes de abrir olho já estico minha mão em procuro de meu celular, vejo o horário, as notícias, o previsão de tempo, meus e-mails, mídia social etc. Eu arrisco dizer que seus hábitos nos primeiros momentos acordado não são muitos diferentes dos meus. Hoje em dia o Smartphone virou tão essencial a nossa existência que é difícil imaginar um tempo quando a gente não tinha.  A tecnologia facilita nossas vidas cotidianas, isso ninguém ia discutir: precisamos e usamos, mas é possível que estejamos tendo uma overdose de uma coisa boa?

Detox Digital

Sou Tóxico?

Nos últimos anos o conceito detox se estendeu além da alimentação e entrou no reino digital. As comunidades wellness e mildfulness promovem até retiros de detox digital. Até tem um site dedicado à causa.

Mas será que estamos todos tóxicos digitalmente falando?  Depois de uma pesquisa pessoal deduzi que sintomas tóxicos podem incluir, mas não são limitados à ansiedade em esvaziar o inbox, instagram inveja, necessidade de confirmar sua presença em todos os eventos no Face também conhecido como FOMO (fear of missing out), uma raiva danada dos posts de outros, a inabilidade de se vestir de manhã sem ver a previsão do tempo hora por hora (culpada), quando jantares com família ou amigos viram uma mesa de zumbis olhando pelo celular,  e quando mídias sociais viram a única fonte de informação.

Detox Digital

Fonte: DetoxDigital

Independente de seu nível de toxicidade, a ideia de desligar para reconectar (perdoa o clichê) é valida. Acredito que todo mundo podia se beneficiar de um período afastado do mundo digital. Mesmo se for só 24 horas para ler aquele livro juntando poeira no criado mudo, curtir um show sem selfie ou conversar com sua mãe sem parar para checar seu feed.

Se um detox digital full on ainda parece um conceito que te deixar medrosa, um detox light de mídias sociais também é válido. Por que não tentar uma semana sem instagram ou instalar um plugin como stayfocusd para limitar seu tempo diário no facebook, ou minha ideia preferida, quando for sair com amigos, todo mundo deixar seu celular tela para baixo num canto da mesa, quem não 😉 resistir e pegar o celular, paga a conta! 😉

Como qualquer dieta detox, depois que o período determinado para o detox estiver completo a reintrodução a mundo digital deve ser gradual para não se re-intoxicar, dedicar tempo para fazer coisas que não envolvem seu smartphone, focar em conversas com as pessoas importantes na sua vida….mas ninguém vai te culpar se manter um dedo no inbox…porque como a gente sabe…e-mails não se respondem sozinhos. 😉

More from Eliza Rinaldi

4 ideias de looks para viagem de avião

Saber viajar bem de avião é uma arte. Há pequenos detalhes que...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *