Receita de Gaspacho de Beterraba Desintoxicante

Gaspacho Desintoxicante de Beterraba

Quando eu penso em Gaspacho, penso na receita tradicional para sopa fria espanhola que leva tomates, pepino e pimentão. Nunca me ocorreu que havia outras combinações de sabores que podiam ser igualmente deliciosos. Essa receita leva beterraba e laranja e é hidratante e desintoxicante, nem preciso dizer divina!

Conhecida como um dos desintoxicantes naturais de fígado mais potente do mundo, a beterraba é uma super comida, rica em propriedades de eliminar toxinas, reduzir inflamação sistemática e exercer atividade antioxidante dentro do corpo.

Em geral suco de beterraba é mais popular para desintoxicar do que sopa de beterraba ou gaspacho de beterraba.  Sucos são deliciosos, mas o problema principal é que o processo de fazer suco tira a fibra, e a fibra cumpre uma parte essencial em eliminar toxinas do corpo. No mesmo sentido, alguns dos benefícios de beterraba são sensíveis a altas temperaturas. Como não dá para trabalhar com beterraba crua e dura, a melhor opção é assar a beterraba inteira numa temperatura baixa para preservar os nutrientes.

Bom, não sou nutricionista, mas sempre procuro aproveitar o melhor da comida, e esse gaspacho detox de beterraba, além de ser super saudável e inesperado, é delicioso! 

Gaspacho Desintoxicante de Beterraba

Foto de Clean Cuisine and More

Gaspacho Desintoxicante de Beterraba

Ingredientes:

  • 3 beterrabas de tamanho médio
  • ¼ copo de suco de limão (mais uma colher de chá de raspas de limão para enfeitar)
  • 1 copo de água
  • ½ copo de nozes
  • 2 dentes de alho
  • 2 laranjas cortadas em pedaços (mais uma colher de chá de raspas de laranja para enfeitar)
  • Sal marinho a gosto
  • Rabanete e pepino picado, para enfeitar

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 350 graus.

Embale cada beterraba em papel manteiga. Coloque as beterrabas em uma assadeira e asse por 30-40 minutos ou até amolecer. Tire do forno e deixe esfriar. Quando estiver num temperatura boa para manusear, corte em cubos.

Coloque metade da beterraba, limão e água no liquidificador, bata até que fique homogêneo. Adicione a outra metade da beterraba e bata de novo. Adicione nozes, alho e laranja e bata até ficar uma textura homogênea. Tempere com sal a gosto.

Transfira para uma tigela grande, cubra e deixe um mínimo de duas horas na geladeira. Enfeite com rabanete e pepino picado e finalize com raspas de limão de laranja.

Tags from the story
, , ,
More from Eliza Rinaldi

As 5 coisas que eu aprendi com 10 meses do bebê

Mais um mês passou voando e na segunda feira o Gael completou...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *