Freya Birch Spirit: um sabor selvagem nórdico

Freya Birch Spirit: um sabor selvagem nórdico

Faz pouco tempo que escrevi uma matéria sobre Aquavit, a aguardente da Escandinávia, e parece que um padrão se está formando porque acabei de descobrir Freya Birch Spirit, um destilado nórdico feito de seiva da árvore de bétula! 

Pode parecer louco mas é verdade, a coleta é feita uma vez por ano no início da primavera, quando as árvores de bétula selvagens crescem em abundância no hemisfério norte. A seiva é extraída de maneira cuidadosa e sustentável e congelada para manter o sabor e o frescor; as árvores continuam seu crescimento e prontas para extração no ano seguinte.

freya-birch-spirit-02

A casca da bétula

Aqui no EAMR somos loucas por tudo que é natural e sustentável, mas se for selvagem, melhor ainda! E por isso adoramos a origem do nome da marca!
O nome veio de Freya, a deusa nórdica do amor, fertilidade, beleza, riqueza, magia e guerra. Ela era selvagem, independente, natural e cheia de espírito! Toda trabalhada no girl power!

16-12-16-freya-mountains-and-lake

Freya Birch Spirit se orgulha de “manter as antigas tradições do extremo norte da Europa e incorporar o espírito de Freya em cada gota de seiva de bétula exclusivamente destilada”.     

Como beber Freya Birch Spirit

Freya é o primeiro destilado “selvagem” e pode ser uma alternativa natural a gim, vodca ou outros destilados. Com um sabor limpo e cheio de notas de baunilha, ervas e temperos, pode ser servido on the rocks, em forma de Freya Martini ou um Freya e tônica, que combina muito bem com a de elderflower.
 
Se você quiser tentar algo mais diferente ainda, experimente este Birch Margarita criado pelo restaurante The Shed em Londres.

Birch Margarita

Freya Birch Spirit: um sabor selvagem nórdico

  • 
50ml Freya.
  • Dois cubos de açúcar mascavo.
  • Metade de um limão.

Como fazer:  Encha a coqueteleira de gelo e coloque Freya, açúcar e limão espremido. Agite até o açúcar derreter. Coe em uma taça de Martini, com uma borda de sal marinho. Enfeite com uma fita de maçã seca. Simples, mas parece delicioso!

Onde comprar  

Freya Birch Spirit é produzido numa destiladora artesanal na Inglaterra, por enquanto só disponível no Reino Unido. Clique aqui para informação sobre revendedores.

freya-birch-spirit-01

A destilaria onde se produz o destilado

Também disponível online pelo The Whisky Exchange e Master of Malt, que infelizmente não entregam no Brasil ainda. Tudo bem, mas uma para a campanha #pleasecometobrasil 

Fiquei tão curiosa que tenho certeza que vou comprar uma garrafa na minha próxima visita para Europa. E você, o que achou?

More from Eliza Rinaldi

Estive na Companhia dos Fermentados e conto tudo aqui

Na semana passada, numa tarde ensolarada, eu tive o prazer de conhecer...
Read More