Aquavit | Conheça a aguardente da Escandinávia

aquavit

 

Já faz um tempo que não temos um drinque da semana, assumo que recentemente eu fiquei um pouco sem inspiração nesta área, tudo parecia mais do mesmo. Mas nesta semana a inspiração caiu no meu colo na forma de Aquavit. Estava arrumando meu armário no escritório e achei uma garrafa curiosa atrás de uma caixa. Levante a mão quem não sabe o que é Aquavit! Pois é, também não sabia.

aquavit

Fiquei curiosa e descobri que Aquavit ou Akvavit é uma aguardente originária dos países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Suécia), mas também produzida em quantidades razoáveis na Alemanha, Finlândia e Islândia. No meu caso, a Aquavit que tinha em mãos era sueca, O.P. Anderson, para ser precisa. Com aromas de alcaravia, anis e funcho.

A Aquavit, além de ser o destilado oficial da Escandinávia, é uma bebida comemorativa. É frequentemente bebida gelada, como snaps e pode ser substituída por vodca. Escolhi 3 drinks deliciosos que levam Aquavit, confira:

frozen aquavit

1. Frozen Aquavit

Ingredientes:

3 Partes de Aquavit

1 Parte de Suco de Limão

1 Um pouco de Brandy de cereja

1 Um pouco de Clara de ovos

1 Um pouco de Xarope simples (como esta receita aqui)

Modo de Fazer:

Encha um liquidificador com cubos de gelo. Adicione todos os ingredientes. Misture e despeje em taça resfriada de champanhe.

aquavit Northern River Queen

2. Northern River Queen

Ingredientes:

1 Parte de Aquavit

1 Parte de Conhaque

1 Parte de Licor de cacau preto

Modo de Fazer:

Encha uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicione todos os ingredientes. Agite, coe e sirva numa taça de coquetel resfriada.

aquavit Compliment Cocktail

3. Compliment Cocktail

Ingredientes:

1 Parte de Plymouth gin

2 Partes de Aquavit

2 pitadas de licor maraschino

1 raminho de endro

Modo de Fazer:

Encha 2/3 de uma coqueteleira com cubos de gelo. Adicione todos os ingredientes. Agite e coe em uma taça de Martini resfriada e enfeitada com endro.

Faça Você Mesmo!

Ficaram com vontade de fazer um destes drinks? Faça sua própria Aquavit em casa! Sério, é mais fácil do que você imagina! Basta deixar vodca em infusão com sementes de alcaravia, endro fresco, anis, sementes de funcho e raspas de limão. Deixe a garrafa em lugar escuro durante 3-5 dias e você terá sua própria Aquavit caseira, na hora certa para o Natal!

Espero que tenham gostado! Já conheciam a Aquavit? Não deixe de escrever um comentário abaixo e mande fotos se fizerem!

Tags from the story
More from Eliza Rinaldi

Entrevista com a Juliana Cordeiro, Consultora de Estilo

Às vezes você conhece alguém, o papo flui e em pouco tempo...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *