7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

Não tem coisa pior que passar a noite sem conseguir dormir, só para se sentir acabada e mal humorada no dia seguinte. Num mundo ideal, dormiríamos 8 horas cada noite e acordaríamos renovados e prontos para enfrentar o dia, mas sabemos que o mundo não é assim! Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde nos EUA, quase 30% dos adultos dormem menos que 6 horas por noite, e a insônia é realmente uma doença do século 21. É claro que nada toma o lugar de uma noite de sono profundo, mas às vezes, independente do quanto tentamos, não conseguimos aquelas elusivas 8 horas de descanso.

Em dias assim, o mais importante é saber como sobreviver ao dia de trabalho. Juntei umas dicas que me ajudam bastante, aliás estou aplicando umas dessas técnicas no momento em que escrevo, pois perdi o sono na madrugada de ontem para hoje, mas a vida continua!

Para uma solução mais permanente, não deixe de dar uma olhada no meu post com 6 dicas para ter uma noite de sono profundo.

Mas enquanto estamos no modo sobrevivência, vamos lá:

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir

1. Frio Frio Frio

Comece seu dia com um banho frio! A água fria eleva sua taxa metabólica para transportar sangue mais rápido e elevar a temperatura. Esta frequência cardíaca aumentada também transporta mais oxigênio e provoca adrenalina no seu sistema, aliviando o corpo da fadiga e aumentando a concentração mental. A mesma coisa vale para tomar água fria, que já nos levam para a dica número 2.

2. Hidrate-se!

Quando a gente dorme, nosso cérebro usa este tempo para limpar os resíduos metabólicos que acumulam durante o dia. Uma boa hidratação não tem como substituir sono, mas vai ajudar a te manter alerta e comprar um pouquinho de tempo antes de dormir.

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

3. Pegue leve com a cafeína

Levante a mão se você não existe de manhã sem café! Pois é…eu também, mas enquanto estivermos sem dormir, tomar um excesso de café pode trazer mais danos do que benefícios, pois a cafeína, mesmo sendo um estimulante, costuma causar uma queda de energia no meio da tarde, afinal o que sobe, desce! O pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após a sua ingestão, então ao invés de tomar café após café, tome 2 ou no máximo 3 xícaras em momentos estratégicos durante o dia, mas tente não tomar a última dose muito depois do almoço, pois pode prejudicar seu sono na próxima noite!

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

4. Coma bem

Quando estiver com sono, a vontade de comer uma comfort food bem gordurosa é forte, mas parecido com o café, o excesso de açúcar no sangue pode causar uma queda no meio da tarde. Se estiver com baixa energia, comer as coisas certas pode aumentar a energia e manter o nível de açúcar no sangue. Comidas ricas em carboidratos complexos, gordura saudável e proteína podem lutar contra a fadiga. Comidas como ovos, grãos integrais, legumes e castanhas são suas amigas, fique longe de carboidratos simples e açúcar. E coma leve, você vai sentir mais sono à tarde, mas um almoço pesado só vai piorar o problema.

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

5. Comece o dia com sua tarefa mais difícil

Você vai querer procrastinar seu trabalho criativo em favor de um trabalho simples, dizendo que você vai fazer o trabalho que exige mais pensamento quando estiver acordada. Esse é o caminho errado, infelizmente, pois a manhã é o tempo do dia em que você vai estar mais alerta, aproveite. E dê uma focada na parte da manhã, pois pós almoço não vai ser mais fácil! (Veja dica 4)

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

6. Dê uma volta

Mesmo com as melhores intenções, vai ter um momento em que o corpo não obedece mais e a vontade de tirar uma soneca embaixo da mesa será forte. Este é o momento de dar uma volta! Tente sair do escritório e sentir o sol na pele! Além dos efeitos revitalizadores da vítima D, o sol aumenta os níveis de serotonina que trazem uma sensação de bem estar e energia. O movimento vai acordar seu metabolismo.

7. Aproveite a tarde para fazer tarefas que não exigem muito pensamento

Sabe as coisas que você pretendia fazer desde sempre? Responder e-mails, organizar seu inbox/sua mesa, fazer sua lista de tarefas – este tipo de coisa? Faça agora! Estas tarefas não exigem muita atenção focada, e chegando a tarde isto vai te faltar! Você vai sentir que o dia não foi uma perda total e vai chegar para uma mesa organizada no dia seguinte!

7 Dicas para sobreviver ao dia de trabalho depois de uma noite sem dormir | EAMR

O que achou? Tem algumas dicas para sobreviver a dias assim? Pois são sempre bem-vindas!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

1 Comment