Cinco dicas para ter um guarda-roupa sustentável

Silvia Scigliano, Vice-Presidente da AICI Brasil ensina como reutilizar looks de maneira criativa

Acabou a época de comprar roupa apenas por comprar, o mundo está mudando e a indústria de moda está cada vez mais entendendo a urgência de tomar medidas para proteger nosso meio ambiente.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, consultoras de imagem e estilo não tem o papel de incentivar a comprar o que você não precisa. A consultoria tem o propósito de ajudar a entender seu próprio estilo pessoal, valorizar o que já tem no seu guarda-roupa e sim, fazer apenas compras inteligentes, com mais critério, em harmonia com seu guarda-roupa.

Falei com a Silvia Scigliano, Vice-Presidente da AICI (Associação Internacional dos Consultores de imagem do Brasil), que me ensinou 5 dicas infalíveis para ter um guarda-roupa sustentável, que principalmente respeite as características pessoais de cada um. Confira:

Cinco dicas para ter um guarda-roupa sustentável

1) Conheça seu estilo, seu tipo físico e as melhores cores para seu tom de pele, assim aumentam as chances de ter peças que realmente vai usar e menos chances de comprar por influência de outras questões.

2) Procure usar a teoria do guarda roupa cápsula, em que as possibilidades de combinações aumentam e você usa mais vezes o que já tem. Por exemplo: 3 partes de baixo (2 calças e 1 saia), 4 partes de cima (blusas, camisas ou camisetas) e 3 terceiras peças (jaquetas, blazers, cardigans ou coletes), que tudo combine entre si. Dessa maneira você terá até 48 looks! Acredite!

3) Repita roupa! Está na moda.

4) Use a teoria dos 6Rs: Repensar, Reutilizar, Reparar, Reduzir, Reciclar e Recusar. Tente repensar em usar de uma maneira diferente o que já tem, reaproveitar peças customizando ou consertando, reduzir as compras de peças novas, revender e até recusar aquilo que não tem a ver com seu estilo ou que não esteja realmente precisando.

5) Ao comprar algo novo, pesquise sobre a marca, se eles têm alguma preocupação com sustentabilidade em relação aos materiais utilizados, a mão de obra, economia circular, etc. Frequente brechós ou lojas de revenda. Tem vários maravilhosos por aí!

Se você gostou das dicas, este e outros temas farão parte do 6º Seminário Internacional dos Consultores de Imagem, marcado para esse sábado, dia 8 de junho, no Hotel Meliá Ibirapuera, Moema.

O encontro tem o objetivo de elevar o nível da profissão, o seminário irá trazer palestrantes que vão abordar diferentes temas atuais como organização financeira, sustentabilidade na moda, entre outros. Com palestras com profissionais relevantes do mercado, que irão passar suas experiências e conhecimentos, o evento se destina aos associados e a todos interessados no assunto. Inscreva-se aqui: www.aicibrasil.org

Local: Hotel Meliá Ibirapuera- Av. Ibirapuera, 2534 – Moema, São Paulo – SP
Data: 08/06/2019
Horário: 8h30 às 18h30
www.aicibrasil.org
@aicibrasil

More from Eliza Rinaldi

Quando você se apaixonou pela moda? E por que você veste a roupa que veste?

Eu me apaixonei pela moda e pela roupa como um jeito de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *