Exposição “The Vulgar: Fashion Redefined” questiona o conceito de bom gosto

Exposição "The Vulgar Fashion Redefined" questiona o conceito de bom gosto | Estilo ao Meu Redor

Quase não existe ninguém que não tenha sua própria opinião sobre o que é bom gosto, mas quanto nosso próprio julgamento do que é brega ou bom gosto é subjetivo e relacionado a nossa cultura e experiências próprias, e quanto isto é problemático para nosso olhar?

A exposição The Vulgar Fashion Redefined explora o assunto controverso, mas convincente do bom gosto na moda. Trabalhando com base na teoria de que vulgaridade e bom gosto são nada mais do que perspectivas, provoca uma discussão sobre a definição do “vulgar” numa exposição que cobre o período da Renascença até os dias de hoje. 

O que é vulgar?

O termo “vulgar” foi originalmente usado para caracterizar uma classe social e para descrever qualquer coisa popularmente predominante. Com tempo, esta descrição neutra se transformou em ofensa. Hoje em dia, “a palavra ‘vulgar’ é usada para policiar as fronteiras de gosto. Moda é onde bom gosto e mau gosto se misturam,” diz psicanalista Adam Phillips. Tirando partido de fontes de literatura e citações de personagens como Coco Chanel e Jonathan Swift para formar novas interpretações, olha-se para as origens do vulgar e questiona-se se o “vulgar” pode ser confinado ao superficial.

A exposição é criada e projetada pela curadora Judith Clark, baseada em novos textos de Phillips. Usando definições diversas de vulgaridade para o começo, gera um diálogo que acompanha o visitante no percurso da exibição. A exposição combina roupas históricas, couture e moda prêt-a-porter com cada objeto exibido refletindo aspectos do vulgar, mesmo que todos os objetos sejam agora sancionados pela sociedade. Isso ilustra a instabilidade do gosto: o que era identificado como vulgar é reconfigurado e se torna alta moda.

Na exposição

Criações de Walter Van Beirendonck, Manolo Blahnik, Christian Dior, Karl Lagerfeld para Chloé, Prada, Vivienne Westwood e muitos outros são exibidos. Mostruários variam de vestidos mantua com suas saias amplas e silhuetas usadas na corte inglesa no meio do século 18 a trabalhos contemporâneos da estilista Pam Hogg, cujas criações muitas vezes brincam com as extremidades de revelar e esconder, alusão ao hedonismo da balada.

A exposição conta também com empréstimos de importantes coleções públicas e particulares, incluindo contribuições de estilistas modernos e contemporâneos como Christian Dior, Madame Gres, Jeanne Lanvin, Christian Lacroix, Louis Vuitton, e Vivienne Westwood. Tudo com o objetivo de desafiar o visitante a considerar a indústria de moda de outra perspectiva. Para quem curte moda e tiver a sorte de estar planejando uma viagem para Viena nos próximos meses, esta exposição é imperdível.

Exposição "The Vulgar: Fashion Redefined" questiona o conceito de bom gosto | Estilo ao Meu Redor Exposição "The Vulgar: Fashion Redefined" questiona o conceito de bom gosto | Estilo ao Meu Redor Exposição "The Vulgar: Fashion Redefined" questiona o conceito de bom gosto | Estilo ao Meu Redor

 

Sobre a exposição “The Vulgar Fashion Redefined”

Até dia 25 de Junho, 2017 

Winterpalais of Prince Eugene of Savoy 
Himmelpfortgasse 8 
1010 Vienna, 
Austria. Mais infos aqui.

A exposição foi originalmente apresentada no Barbican em Londres

Judith Clark é curadora baseada em Londres. Atualmente ela é Professora de moda e museologia na London College of Fashion, University of the Arts, Londres. Ela já fez a curadoria por inúmeros exposições incluindo Spectres: When Fashion Turns Back, V&A, (Fantasmas: Quando a moda vira pra trás) 2005.

Adam Phillips é psicanalista e escritor. Autor de vários livros celebrados incluindo Side Effects (Efeitos Colaterais), 2006, On Kindness (sobre bondade), 2009, Missing Out: In Praise of the Unlived Life (Se perder: em adoração da vida não vivida), 2012, One Way and Another (De um jeito e de outro), 2013, e Unforbidden Pleasures (Prazeres não proibidos), 2015.

More from Eliza Rinaldi

Folhas de brócolis são comestíveis sim!

Um dos motivos pelos quais gosto muito de comprar legumes orgânicos, além...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *