Quem usa Pinterest ou segue perfis de comida fitness deve ter percebido que Buddha bowls – também conhecidos como Nourishment bowls, Hippy bowls, ou no Brasil, Tigela de Buda ou ainda Tigela Arco-Íris – são a comida saudável do momento. Sim, eles são bonitos e rendem fotos lindas e coloridas, mas não tinha dado muita importância a esta tendência até perceber que realmente não são nada mais que uma tigela cheia de comida à base de plantas. Na verdade, o buddha bowl não tem uma receita certa, muitas vezes pode ser feito com sobras de outras refeições. Se tem uma coisa que eu gosto mais do que me alimentar bem é comida rápida e prática (desculpa aí, Rita Lobo).
Se consigo, gosto de separar umas horas no domingo para cozinhar algumas coisas diferentes para comer durante a semana. Não estou falando de fazer um “meal prep” preparando as refeições da semana inteira e já montando em seus potinhos estilo fitness blogger, não sou tão regrada assim, deus me livre!
Buddha Bowls do Farmacy, em Londres
Voltando pro buddha bowl fui no restaurante Farmacy quando estava em Londres e lá pedi uma destes tigelas de saúde, e posso te dizer, foi amor à primeira mordida! Ao voltar para Sampa, estava louca para recriar a receita do Mediterranean Earth Bowl para Um Sete Quatro, e realmente é simples demais e as combinações são infinitas! Montar o bowl em si é uma certa ciência, então vamos lá!
Buddha Bowls Mediterrâneos para meu Bistrô Um Sete Quatro
Como montar o Buddha Bowl perfeito:
1. Carbos: Grãos como quinoa (que também tem proteína), trigo-sarraceno, arroz integral ou até batata doce em pedações ou em purê se quiser, o negócio aqui é trabalhar com o que você tem em casa.
2. Escolha seus legumes: Legumes devem ser a metade do bowl. Tente incluir uma mistura de legumes cozidos e salada. Cor também é importante, quanto mais cor, mais benefícios, couve, rúcula, cenoura, rabanete, brócolis e couve-flor são opções simples de se jogar no bowl.
3. Proteína, Proteína, Proteína: Para se manter ativa o dia inteiro, não podemos poupar proteína, se como carne, frango ou atum, cabe bem aqui. Para os Veggies, experimente com feijão e grão de bico e sua variadas formas como húmus e falafel. E também temos mais elementos com proteína a seguir.
4. Gorduras saudáveis: Minha opção preferida é abacate, mas castanhas e sementes, além de deliciosas, também dão um aspecto crocante e são fontes de proteína. Pense por exemplo em castanha de caju, chia, sementes de abóbora, linhaça, vale tudo!
5. Temperos: Para terminar, escolha um tempero fresco como hortelã, coentro, cebolinha, manjericão e um molho como mostarda, limão, tahine, pesto ou qualquer outro que tiver.
Agora só falta saborear! Namastê! 🙏🏼
1 Comment