Will Smith: ‘Racismo não está piorando, está sendo filmado’

Mulheres pretas deitadas em um sofá, algumas olham para a lente e te convidam a pensar sobre racismo na nossa sociedade e em cada um de nós.

Diante de tantos acontecimentos, nosso gatilho foi ativado. Será o começo de uma grande transformação humana? Sinceramente? Não sei dizer. 

Há anos estamos morrendo fisicamente, moralmente e psicologicamente. Após a abolição da escravidão em 1888, os incentivos às imigrações européias, os projetos de ‘branqueamento’ da população, a exclusão das populações pretas ao acesso à terra e o baixo nível de investimento em educação, foram determinantes na história de marginalização que se segue até hoje.

No contexto histórico a abolição só nos trouxe liberdade jurídica, pois socialmente, permanecemos inferiorizados.

Quando minha esperança volta e acredito que as pessoas evoluíram, são 80 tiros, crianças com uniforme indo para a escola são baleadas, enforcamentos, agressões, xingamentos, entre tantas outras coisas… meu mundo desaba novamente.

Convivi durante anos com ofensas raciais e sempre acreditei não pertencer aquele lugar.. Hoje, com 29 anos, vejo que as crianças que nos ofenderam, são os adultos que hoje querem nos matar.  

Na foto, Marina Sampaio, autora desse texto sobre racismo, é uma mulher negra, de longas braidboxes, olha para a câmera.

Quando a onda de protestos terminar, o que você fará para continuar combatendo o racismo?

É preciso muito mais que militar na internet, é preciso educar as crianças, ensinar a respeitar as diferenças, que ninguém é melhor do que o outro, nos dar oportunidades, grandes cargos, posição de destaque, reconhecer nossos talentos, ter orgulho em andar de mãos dadas na rua, de nos amar, nos apresentar para a família e de se orgulhar em nos ter como filhas! Ninguém nasce racista! 

Ensine-os o poder do amor, da empatia e principalmente que caráter não tem cor.  

Para entender a origem e combater o racismo, indico o livro: Manual Antirracista da Djamila Ribeiro.

“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.”

Dr. Martin Luther King
Tags from the story
More from Marina Simão

Cléo Aidar Lança Coleção Primavera-Verão 2021

Em um momento onde o contato social precisa ser o mínimo, a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *