Pizza. Existe alguém que não gosta? Aquele disco quente de pura gostosura, que dá para pedir, para dividir, para fazer sem estresse. É fácil entender porque pizza virou quase uma instituição familiar nos domingos.
Confesso que faz um bom tempo que não como pizza, a massa não combina comigo e me deixa sentindo inchada e estufada, e na procura por um estilo de vida saudável, pizza foi uma das coisas das quais tinha aberto mão. Mas tem dias que eu sinto um vão no meu coração do formato de uma fatia de pizza.
Tinha ouvido coisas boas de pizza com massa de couve-flor e no fim de semana passado resolvi tentar fazer uma versão minha. Tinha um potinho de molho de tomate assado que fiz durante a semana para resgatar tomates no final de suas vidas, e pareceu um bom momento experimentar.
Há varias receitas e métodos de fazer a pizza com massa de couve flor. Adaptei esta receita misturando duas ou três outras, conforme o que tinha na despensa e meu nível de preguiça. O resultado final ficou delicioso, e com uma textura bem massuda, claro, existe uma diferença da pizza tradicional, mas tenho certeza que esta versão vai virar favorita dos meus amigos!
Você pode ser criativa com os toppings, eu optei por cebola roxa caramelizada que tinha na geladeira, rúcula e mozzarella de búfala. Lembre que para uma opção vegana, é só tirar o queijo! Não deixe de me falar nos comentários e mandar fotos se fizer! Fico curiosa!
Pizza com massa de couve-flor
Ingredientes:
Para a massa:
- 1 couve flor
- 100g farinha de amêndoa/coco (usei farinha de coco)
- 2 ovos batidos
- 1 colher (sopa) de orégano seco
Para o Topping:
- Molho de tomate – (asse tomates, alho, azeite, orégano, sal e pimenta durante 30 minutos, deixe esfriar e bata no liquidificador)
- 125g mozzarella de Búfala
- cebola roxa caramelizada – (sauté as cebolas até começarem a amolecer, coloque 4 colheres de sopa de açúcar orgânico e 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, deixe a panela em fogo baixo, cozinhe até que estejam douradas e caramelizadas, mexendo sempre para evitar que queime)
Modo De Fazer
- Preaqueça o forno a 230ºC
- Rale a couve-flor crua no ralador ou no processador
- Coloque a couve-flor numa frigideira e leve a fogo baixo durante 5-6 minutos ou até começar a amolecer, mexendo constantemente para evitar queimar.
- Tire do fogo e deixe esfriar
- Quando fria, coloque dentro de um pano limpo e aperte forte para tirar o máximo de liquido possível da massa
- Numa tigela grande, misture a couve-flor com a farinha de amêndoa (ou coco), orégano, os ovos batidos e os temperos, até que forme uma massa homogênea
- Unte uma forma de pizza com azeite de oliva
- Despeje toda a massa na forma de pizza e espalhe até que fique uniforme
- Deixe a massa no forno por 15 a 20 minutos até que a massa fique com cor dourada
- Retire a pizza do forno, espalhe o molho de tomate, distribua as fatias de mozzarella e a cebola caramelizada
- Coloque no forno por mais 15 minutos
- Retire do forno, distribua rúcula fresca, regue com um fio de azeite extra virgem e sirva!
Alegria em formato de disco! 🍕
Para mais receitas deliciosas e sem culpa, veja a parte de Comidas do EAMR!
1 Comment