Depois de um mês de contribuições de leitores e outros blogs, saí suficientemente da bolha de bebê recém nascido e com uma vontade de experimentar drinks novos. O drink da semana de hoje é um Gin Tônica, mas com alguns toques especiais.
Primeiro, o Gin
Tenho que assumir que uma grande parte do nosso bar aqui em casa é fornecido pelo meu pai, com agradecimento especial ao Free Shop e às viagens dele. Numa visita recente à Finlândia, pedi a ele para me trazer “algo de lá”. Sabendo quanto eu gosto de um Gin de qualidade, ele encontrou o Napue gin da destilaria Kyro. O gin tem uma base de centeio com a inclusão de botânicos locais como sea buckthorn, cranberry e folhas de bétula, criando um aroma e um sabor distintos e fáceis de reconhecer. Como descreve o site da Kyro, “como o cheiro de um campo finlandês nebuloso de manhã cedo”.
Admito que a descrição parece um pouco nicho, mas eles não estão de brincadeira, o Napue gin foi eleito o “o Melhor Gin do Mundo para Gin Tônica” pelo International Wine & Spirit Competition (IWSC) em 2015; em 2016, Napue ganhou a medalha de ouro no San Francisco World Spirit Competition premium gin-series.
Como fazer o Gin Tônica com Napue Gin:
Ingredientes:
- 4 cl Kyrö Napue
- 10 cl Fever-Tree Indian Tonic água tônica
- Um galho de Alecrim fresco
- Cranberry (frescos ou congelados)
Modo de fazer:
Encha 2/3 de um copo com gelo. Coloque o Gin e a agua tônica. Enfeite com um galho de alecrim e alguns cranberries.
Nesta receita é a guarnição que faz toda a diferença: o alecrim e o cranberry complementam os botânicos do gim e soltam aqueles sabores escandinavos!