Hoje é o dia do clássico dos clássicos, o Bloody Mary, um dos drinques mais famosos da história. O nome dramático, relacionado a diversas lendas, bem poderia ser uma alusão ao tempero marcante ou à cor vermelho vivo. Salgado e apimentado, o coquetel não agrada a todos, mas quem gosta, ama!
Na Europa o Bloody Mary é o drink oficial do Brunch e uma bebida hair of the dog (expressão inglesa para ingerir bebida alcóolica para curar a ressaca da mesma bebida), devido à combinação de base pesada de vegetal para assentar o estômago, sal para repor eletrólitos perdidos e álcool para aliviar dores no corpo e na cabeça. Não tenho certeza de que isso funciona, mas a lógica tem fundamento, nada deve distrair a ressaca como ficar bêbada de novo. 😛
Conta-se que o drinque foi criado pelo francês Fernand Petiot. Ele comandava o balcão do parisiense Harry’s New York Bar, na França, nos anos de 1920, e teria inventado a mistura de vodca com suco de tomate, molho inglês e pimenta a pedidos. Os clientes americanos, em época de Lei Seca, procuravam uma bebida de aparência e teor alcoólico mascarados e o Bloody Mary foi a saída perfeita para confundir as autoridades. O nome veio depois, em 1934, no bar novaiorquino do Hotel St. Regis Sheraton, nos Estados Unidos. Ambas as casas continuam de pé e a receita, evidentemente, permanece em destaque em seus menus.
Dicas imperdíveis para o Bloody Mary perfeito:
A preparação do Bloody Mary perfeito é uma ciência, para começar bem aqui vão algumas dicas imperdíveis:
– Escolha sucos de tomate consistentes, evite os mais ralos.
– Confira se não há espuma sobre o suco. Pode ser sinal de que a bebida está estragada.
– Nunca bata o suco de tomate na coqueteleira, isso pode deixá-lo com consistência grossa e espuma. Prepare o Bloody Mary direto no copo.
– Sal de aipo dá um toque especial ao drinque e não é difícil de encontrar em supermercados.
– A proporção é importante: uma dose de vodca para duas de suco de tomate.
– Passe limão na borda do copo e esfregue em um pires com sal de aipo.
– Sirva com um palito de cenoura ou salsão. Além de decorar, ajuda a misturar a bebida.
Receita de Bloody Mary
Ingredientes:
- 10 ml de molho inglês
- 15 ml de suco de limão
- 6 gotas de molho de pimenta (tipo tabasco)
- 50 ml de vodca (1 dose)
- 100 ml de suco de tomate
- Sal de aipo a gosto
- Uma pitada de pimenta-do-reino
- Um ramo de salsão para decorar
Modo de preparo:
Em um copo longo e com gelo, coloque os temperos e a vodca. Mexa bem para que os sabores se misturem. Em seguida, coloque o suco de tomate e continue mexendo. Coloque uma pitada de pimenta-do-reino e finalize com um ramo de salsão.
O que achou? Se você é fã desta bebida, quase uma refeição, deixe comentários abaixo.