Me dá dó jogar fora qualquer tipo de alimento e adoro a ideia de usar partes de plantas inesperadas em receitas. No ano passado, postei sobre folhas de brócolis e como usá-las no lugar da couve em várias receitas.
Recentemente descobri as folhas de alho selvagem. Não sei se existe para comprar, mas quem tem um quintal, ou no mínimo uma pequena horta, pode plantar. As folhas mais jovens possuem um aroma mais suave de alho, então pode abusar sem medo!
Usando Folhas de Alho Selvagem em pratos
As folhas do alho são uma delícia, seja para temperar saladas ou sopas. Elas tem as mesmas propriedades medicinais do alho e fazem muito bem à saúde. Não só pode, como se deve comer. Cruas, elas podem ser colocadas em omeletes e refogadas na panela, um acompanhamento delicioso.
Se ainda não estiver convencido, temos duas receitas simples, práticas e claro, gostosas para experimentar.
Pesto de folhas de alho selvagem
Costumo fazer muito pesto em casa, nem sempre usando manjericão. Gosto de misturar qualquer folha que tiver à mão, perfeito para aquela rúcula ou agrião que não daria tempo de comer antes de estragar. A folha de alho pode tomar o lugar de ambos (o manjericão e o alho).
Ingredientes:
- 90g folhas de alho
- 250 ml azeite de oliva extra virgem
- 50g pinoli ou nozes
- 100g queijo parmesão (para uma versão sem queijo colocar um tiquinho a mais de sal)
- Sal rosa do himalaia a gosto
Modo de fazer:
Retire os talos mais grossos das folhas, lave e seque bem. Pique grosseiramente as folhas e adicione junto a nozes, sal e azeite no processador. Bata até as folhas ficarem partidas. Com uma colher, adicione queijo e misture. Experimente e adicione mais sal ou azeite se achar que precisa!
Sopa de folhas de alho
Quem não gosta de uma sopa nos dias de frio? Ainda não experimentei, mas dá água na boca, e muita vontade de fazer. Adaptei esta receita substituindo creme de leite por creme de coco e manteiga por óleo de coco, mas se não curtir coco, pode tentar a versão original!
Ingredientes:
- 50ml óleo de coco
- 4-5 batatas descascadas e picadas
- 1 cebola picada
- 1 litro de caldo vegetal
- 3-4 punhados de folhas de alho selvagem sem talos
- 100ml leite de coco sem conservantes sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Derreta o óleo de coco numa panela de fundo pesado, adicione as batatas e cebola, coloque uma pitada de sal e pimenta. Cubra a panela e deixe em fogo baixo durante 10 minutos.
Neste meio tempo, prepare as folhas de alho. Quando os legumes estiverem parcialmente cozidos mas não coloridos, adicione o caldo de legumes e o leite do coco e cozinhe. Adicione as folhas e ferva durante 4-5 minutos sem a tampa. Não cozinhe demais, ou a sopa vai perder a cor verde fresca e vibrante. Bata a sopa no liquidificador, experimente e coloque mais sal e pimenta se for necessário.
E feito! Gostou? Qual receita dá mais vontade de experimentar?
Muito bom conheci na Alemanha há 6 anos e agora achei no ML.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1333440583-tempero-exotico-seco-alho-selvagem-alho-de-urso-importado-_JM
Aí que bom! O ML tem tudo né? hehe