Conheça IMPACTO, nova marca de Activewear Sustentável:

A IMPACTO é uma marca de activewear sustentável brasileira que surgiu da convicção de que um mundo mais justo e um planeta mais limpo são possíveis, se cada um, do seu lugar, fizer um trabalho ético.

Eu conversei com as fundadoras, a dupla argentino-brasileira Florencia Ortiz de Zárate e Patricia Stroka Ceballos, para entender mais sobre a proposta da marca e o que está envolvido em criar uma marca sustentável. 

Foto Nathalie Artaxo

Experiência comprovada

As duas têm ampla experiência no setor, com mais de 15 anos como estilistas de moda esportiva para diversas marcas nacionais e internacionais. Em 2018 seus caminhos se cruzaram quando foram contratadas por uma conhecida marca do varejo esportivo brasileiro. Elas logo descobriram uma sintonia, ambas incomodadas em fazer parte de uma indústria de moda baseada no consumo desmedido e na produção antiética, e começaram explorar a possibilidade de criar uma marca diferenciada que causasse um impacto positivo no planeta. 

“Sentíamos falta de produtos esportivos com viés sustentável. Depois de pesquisar, estudar e refletir muito, criamos a IMPACTO. Além de oferecermos uma nova maneira de consumir, também oferecemos uma nova maneira de descartar: a poliamida biodegradável, que se biodegrada em até 3 anos”, comenta Patricia. 

Os três pilares de sustentabilidade

Florencia me contou que foi essencial que a marca respeitasse os três pilares de sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Elas fazem questão de só trabalhar com fábricas certificadas com o selo ABVTEX que garante as condições justas e humanas dos funcionários. Elas estão envolvidas em cada parte do processo e cada escolha foi pensada com carinho e meses de pesquisa. 

Foto Nathalie Artaxo

“Hoje sabemos que toda escolha tem seu impacto. O que buscamos é que esse impacto seja o menor possível e que o processo como um todo, desde o material, passando pela criação, a produção e chegando até à comunicação, seja sustentável, ético e crie relações saudáveis com as pessoas. Diversidade, representatividade de corpos, cores de pele e culturas é um dos pilares da IMPACTO. Nós abraçamos o diferente porque achamos que é o único lugar onde existe a beleza”, diz a Florencia.

A escolha das modelos pelo campanha reflita esse pilar: “Queremos passar a mensagem que ‘exercício físico não é apenas para emagrecer, ou para quem tem um corpo padrão’”, complementa Florencia. 

No momento de criar os produtos iniciais, o foco foi entender o corpo da mulher. A modelagem foi testada e alterada até chegar num produto de alto conforto e performance. 

Minimalista e atemporal

Os produtos carro chefe da marca são as leggings e tops que formam a base de futuras peças. Um outro fator importante de sustentabilidade é criar peças autorais que não embarquem em tendências de vida curta. Isso foi pensado na hora de desenvolver a coleção. “Nossos produtos são minimalistas e atemporais, pois acreditamos que não é necessário seguir uma tendência a cada estação”, diz Patricia.

Foto Nathalie Artaxo

A dupla conseguiu unir a sustentabilidade – que vai desde a matéria-prima até sua cadeia de produção – e a sofisticação. A atemporalidade e o minimalismo dos produtos traz uma nova visão da moda sustentável. A estética abordada pela marca não deixa óbvia sua origem ecológica, trazendo as características modernas que o setor esportivo pede, porém atrelado ao ideal da marca: uma moda íntegra.

Ainda no seu começo, podemos esperar para ver muito mais da IMPACTO nos próximos meses!

More from Eliza Rinaldi

Estilo ao meu Redor

Confesso que faz um bom tempo que o site Estilo ao Meu...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *