Como tomar controle das cobranças por WhatsApp e e-mail em um mundo hiperconectado

Existem dois tipos de pessoas nesse mundo, aquelas que respondem mensagens na hora para se livrar da tarefa (eu) e aquelas que deixam para responder depois à sua conveniência. Nenhuma das duas estão certas, mas o que não dá para negar é que vivemos numa cultura das respostas instantâneas. Existe a expectativa da pessoa enviando a mensagem que a resposta vai vir na hora, e com as notificações de entrega e leitura das mensagens, corrermos o risco de parecer mal-educados ou como se estivéssemos ignorando a pessoa quando não respondemos na hora.

Em nosso mundo estranho e hiperconectado, temos que assumir que “textosiedade” existe (mesmo que eu tenha acabado de inventar o termo). Não sei você, mas às vezes quando a mensagem chega no WhatsApp e não estou a fim de falar com ninguém, eu me sinto quase como se a pessoa estivesse invadindo minha sala, e uma certa culpa de não responder, mesmo não querendo falar. Assim começa aquela dança de não entrar no aplicativo para não cometer o erro grave de estar online sem responder à pessoa.

Às vezes é preciso lembrar que a abordagem da outra pessoa pode ser o problema, como um WhatsApp sobre um assunto profissional às 21h numa sexta-feira, por exemplo. Ou uma empresa que não deveria mandar um WhatsApp e sim um e-mail ultrapassando a linha. E-mail ainda é domínio de assuntos sérios e profissionais, mas isso não adianta se a pessoa te manda um WhatsApp cinco minutos depois para perguntar se você já leu o e-mail!

Ou talvez a pessoa não esteja errando, apenas não é um horário legal para conversar, e como ela vai saber disso? Tudo isso pode parecer um desabafo, mas na verdade é muito mais, não dá para acompanhar as cobranças diversas de nossos celulares o tempo todo, e isso pode gerar ansiedade real. Precisamos tomar controle das mensagens que chegam até nós, pois os outros só vão respeitar seu tempo quando aprendermos a respeitá-lo. Como tudo na vida, precisamos definir nossos limites.

1- Dedique um tempo a cada dia para responder a seus e-mail e mensagens

Mensagens e e-mails chegam durante o dia e isso pode interromper nossos trabalhos mais focados. Uma boa maneira de evitar isso é designar uma hora para responder. Em geral, nossas mentes estão mais focadas nas primeiras horas de trabalho, então pode ser mais benéfico deixar de responder às mensagens e e-mails depois de completar a primeiro trabalho focado do dia.

2- Crie seus limites: Deixe seu status do WhatsApp ocupado

A maioria do problema não é com os outros, é com nós mesmos. Se passamos a mensagem que estamos disponíveis 24 horas por dia, as pessoas vão nos abordar 24 por dia, com essa expectativa. Se definimos nossos limites, os outros vão aprender a respeitá-los. Quer seja não responder mensagens pessoais quando estamos focados no trabalho, ou deixar de falar coisas de trabalho por Whatsapp nos finais de semana, quando estamos com a família.

3- Use sua agenda

Mesmo que eu use meu celular para tudo e me sinta pelada sem ele, eu dou muito valor para minha agenda de papel. Eu a uso para anotar minhas ideias criativas, meus compromissos e pessoas que eu preciso retornar. O ato de escrever no papel significa que posso me afastar do meu celular por tempos determinados durante o dia e olhar meus compromissos e tarefas sem cair no buraco negro do meu celular.

Como você lida com WhatsApp e e-mails que chegam em horários complicados? Você tem um outro método de filtrar? Me fale aqui nos comentários.

More from Eliza Rinaldi

12 livros para sobreviver à quarentena

Estes tempos de quarentena e distanciamento social são um ótimo momento para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *