Aplicativos para cuidar da saúde mental

Aplicativos para cuidar da saúde mental: imagem de mulher deitada em banheira com água, vista de cima

Se você tem se sentido ansiosa, sozinha ou está chorando de repente sem saber o porquê, você não está sozinha! Estamos vivendo tempos assustadores e sem precedentes, e o pior, não podemos ter toda nossa família nem amigos ao redor durante um período de tanto estresse.

Enquanto o acesso à terapia tradicional presencial não é possível neste momento, lembre-se que é fundamental procurar ajuda profissional se você estiver com dificuldades de lidar com o dia-a-dia.

Lembrando que muitos terapeutas podem oferecer sessões virtuais usando plataformas como Skype, FaceTime, Zoom ou até por telefone.

Mas se você apenas quer dar uma atenção a mais a sua saúde mental neste momento delicado, há muitos aplicativos que podem oferecer uma ajuda real, desde apoio online, rastreamento de humor a técnicas de mindfulness. Aqui vão nossos preferidos!

Aplicativos para cuidar da saúde mental

Youper (iOs e Android)

Este é tido como o aplicativo gratuito mais completo, destinado a fazer você aprender sobre as armadilhas de pensamentos e como pará-las. Ele avalia seus níveis de depressão, ansiedade, transtorno limítrofe e transtorno de estresse pós-traumático, e avisa quando você definitivamente deve procurar ajuda profissional. Além disso, ele oferece recursos de meditação e mindfulness e um diário de gratidão incorporado.

Apple Store | Play Store

Be Okay (iOs)

O dispositivo ajuda pessoas com crise do pânico ou ansiedade. Be Okay possui uma ferramenta de controle da respiração, induzindo o usuário a respirar profundamente. Há também o recurso de inserir fotos que tragam conforto, e a possibilidade de fazer uma chamada telefônica para alguém que possa ajudar a pessoa num momento difícil. PARA iOs e em português.

Apple Store

Cogni (iOs e Android)

A proposta do Cogni é anotar seus sentimentos marcantes e variações de humor. Com o tempo, o app faz um registro de padrão de comportamentos. Dessa maneira, o usuário consegue perceber o que o deixa feliz ou triste, por exemplo, e poderá trabalhar maneiras de dosar as sensações ruins e buscar mais felicidade e saúde mental.

Apple Store | Play Store

ADDS (iOS e Android)

O nome do app é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. O ADDS foi desenvolvido no Brasil, pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio (TelessaúdeRS/UFRGS). O objetivo dele é “auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, mas não substitui o julgamento clínico”.

Apple Store | Play Store

Quality Time

Aplicativo exclusivo do Android que promove um “detox digital”, monitorando tudo o que é feito em um dispositivo móvel durante um dia ou semana, gerando relatórios baseados nessas utilizações. Através dele, o usuário consegue ter uma visão geral de quanto tempo é gasto em cada aplicativo, com gráficos e listas claras e objetivas. É possível, também, personalizar algumas configurações para que o aparelho efetue o bloqueio de determinados aplicativos após algum tempo de utilização diária.

Play Store

Space: find your phone life balance

Aplicativo/extensão desenvolvida para romper o vício em celular e computador. Foi classificado pelo Google Play como um dos aplicativos mais essenciais para o cotidiano. Com ele, é possível rastrear hábitos diários de utilização da Internet, determinar seu perfil comportamental e estabelecer metas de quebra de vícios, com acompanhamento e compartilhamento de progresso diário. O app também fornece um curso de 8 dias que ajuda a solidificar essas mudanças de hábitos.

Apple Store | Play Store

Você também pode querer ver uma lista de sugestões de livros e documentários para essa quarenta.

More from Eliza Rinaldi

Makra, amor em forma de acessórios de macramê

Em um mundo com tanto foco em se comercializar, existe algo revigorante...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *