Se você tem se sentido ansiosa, sozinha ou está chorando de repente sem saber o porquê, você não está sozinha! Estamos vivendo tempos assustadores e sem precedentes, e o pior, não podemos ter toda nossa família nem amigos ao redor durante um período de tanto estresse.
Enquanto o acesso à terapia tradicional presencial não é possível neste momento, lembre-se que é fundamental procurar ajuda profissional se você estiver com dificuldades de lidar com o dia-a-dia.
Lembrando que muitos terapeutas podem oferecer sessões virtuais usando plataformas como Skype, FaceTime, Zoom ou até por telefone.
Mas se você apenas quer dar uma atenção a mais a sua saúde mental neste momento delicado, há muitos aplicativos que podem oferecer uma ajuda real, desde apoio online, rastreamento de humor a técnicas de mindfulness. Aqui vão nossos preferidos!
Aplicativos para cuidar da saúde mental
Youper (iOs e Android)
Este é tido como o aplicativo gratuito mais completo, destinado a fazer você aprender sobre as armadilhas de pensamentos e como pará-las. Ele avalia seus níveis de depressão, ansiedade, transtorno limítrofe e transtorno de estresse pós-traumático, e avisa quando você definitivamente deve procurar ajuda profissional. Além disso, ele oferece recursos de meditação e mindfulness e um diário de gratidão incorporado.
Be Okay (iOs)
O dispositivo ajuda pessoas com crise do pânico ou ansiedade. Be Okay possui uma ferramenta de controle da respiração, induzindo o usuário a respirar profundamente. Há também o recurso de inserir fotos que tragam conforto, e a possibilidade de fazer uma chamada telefônica para alguém que possa ajudar a pessoa num momento difícil. PARA iOs e em português.
Cogni (iOs e Android)
A proposta do Cogni é anotar seus sentimentos marcantes e variações de humor. Com o tempo, o app faz um registro de padrão de comportamentos. Dessa maneira, o usuário consegue perceber o que o deixa feliz ou triste, por exemplo, e poderá trabalhar maneiras de dosar as sensações ruins e buscar mais felicidade e saúde mental.
ADDS (iOS e Android)
O nome do app é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. O ADDS foi desenvolvido no Brasil, pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio (TelessaúdeRS/UFRGS). O objetivo dele é “auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, mas não substitui o julgamento clínico”.
Quality Time
Aplicativo exclusivo do Android que promove um “detox digital”, monitorando tudo o que é feito em um dispositivo móvel durante um dia ou semana, gerando relatórios baseados nessas utilizações. Através dele, o usuário consegue ter uma visão geral de quanto tempo é gasto em cada aplicativo, com gráficos e listas claras e objetivas. É possível, também, personalizar algumas configurações para que o aparelho efetue o bloqueio de determinados aplicativos após algum tempo de utilização diária.
Space: find your phone life balance
Aplicativo/extensão desenvolvida para romper o vício em celular e computador. Foi classificado pelo Google Play como um dos aplicativos mais essenciais para o cotidiano. Com ele, é possível rastrear hábitos diários de utilização da Internet, determinar seu perfil comportamental e estabelecer metas de quebra de vícios, com acompanhamento e compartilhamento de progresso diário. O app também fornece um curso de 8 dias que ajuda a solidificar essas mudanças de hábitos.
Você também pode querer ver uma lista de sugestões de livros e documentários para essa quarenta.