Drinque da semana: Hanky Panky

Hanky Panky

Estamos de volta com o drink da semana, e para celebrar o mês do meu nascimento, resolvi dedicar o mês inteiro ao gim (qualquer desculpa, hehe). Para quem acha que gim só vai com tônica, temos uma boa surpresa: o drink de hoje mistura gim com Fernet branca (para alegrar o argentino ao meu lado ;)) e uma boa dose de feminismo!

 Senhoras e senhores, apresento-lhes o Hanky Panky! Não estou falando da gíria inglesa para uma insinuação sexual (a música da Madonna já está tocando na minha cabeça), mas sim do drink criado por Ada Coleman, barwoman do Savoy Hotel.

 Eu ouvi recentemente numa entrevista muito especial (spoiler – não perca o drink da semana que vem) sobre Ada Coleman, reconhecida como a mais famosa barwoman da história, e eu me apaixonei!  Ela ocupou o posto de chefe do bar do Savoy Hotel em Londres na virada do século 20 até 1926. Só posso imaginar como deve ter sido ocupar um lugar tão importante numa indústria, digo mundo, dominada pelos homens.

 Na época, bar não era lugar de “moça de família”, inclusive muitos nem deixavam mulheres entrarem. Mas Ada Coleman deixou seus talentos falarem mais alto, e criou o Hanky Panky para o ator Charles Hawtrey, registrado no “The Savoy Cocktail Book” (1930). Infelizmente, o machismo do autor do livro, seu sucessor como chef do bar no Savoy, Harry Craddock, inclui a receita do Hanky Panky mas omite o nome de sua criadora.

 Mas vamos deixar Ada Coleman ter a última palavra com sua receita enquanto brindamos as mulheres fortes do mundo inteiro! Cheers!

Hanky Panky

 Receita do Hanky Panky

 Ingredientes:

3 cl de Fernet Branca
4,5 cl de vermute italiano
4,5 cl de gim

 Modo de fazer:

Mexa os ingredientes num copo misturado com gelo e coe numa taça de coquetel. Enfeite com um zest de laranja. No Savoy Hotel, local onde o drinque foi criado, ele é servido em taça modelo coupé. Hoje em dia, o bar serve ainda uma versão vintage, feita com gim Booth’s dos anos 1950.

https://www.instagram.com/p/BQQbRNbBEP2SN0Hz7TQhF9ngS1sy2vcg1lQfWA0/?taken-by=symnat&hl=pt-br

 

Confira outras receitas de drinque aqui!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde