Rachel Jordan, Consultora de Imagem e Comportamento dá dicas de como montar um guarda-roupa cápsula versátil.
Existem dias que olhamos no nosso guarda-roupa e nada do que temos parece ser apropriado para usar em uma certa ocasião, o que por muitas vezes nos faz recorrer a compras desnecessárias, deixando o armário lotado de peças. Somado a isso, vivemos em um momento onde as compras estão sendo ressignificadas e as pessoas estão buscando consumir com mais propósito.
O Guarda-roupa Cápsula ou Capsule Wardrobe surge para suprir essa forma de consumo consciente, sendo um método de seleção de um conjunto de roupas, que combinam e se coordenam entre si, formando vários looks com propostas e produções diferentes.
Ter um guarda-roupa cápsula além de ajudar a otimizar o tempo na hora da escolha do look, é a forma mais simplificada e consciente de fazer compras.
Além de roupas para o dia-a-dia, o guarda-roupa cápsula pode ser montado tanto para o trabalho quanto para uma mala de viagem por exemplo, tudo depende do estilo da pessoa, e das peças que estão disponíveis em seu armário.
Para ajudar a montar um guarda-roupa cápsula versátil, a Consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan, traz dicas práticas para simplificar esse processo.
1- Comece escolhendo as peças da parte de cima
O número de peças depende muito do tamanho do guarda-roupa cápsula que a pessoa deseja montar. Aconselho iniciar com 6 partes de cima e 3 partes de baixo. Para isso, parta do princípio que você terá que escolher 6 peças da parte de cima, como blusas, camisetas, regatas e suéteres, e procure escolher peças lisas e estampadas, mas que possuam pelo menos uma cor em comum com as peças lisas e que tenham texturas diferentes.
2- Com a parte de cima pronta, selecione as peças para a parte de baixo.
Depois de escolher as peças para a parte de cima, selecione 3 partes de baixo, como calça jeans, saia e calça de alfaiataria, por exemplo, e opte por cores neutras como verde musgo, preto, cinza, marinho ou bege. Para cada parte de baixo é possível combinar com no mínimo duas ou três partes de cima.
3- Monte seus looks
Fazendo a conta de todas as partes de cima combinando com as partes de baixo, só com essas peças de roupas é possível montar 18 diferentes looks. Isso sem contar os acessórios, sapatos, bolsas e lenços que podem ser incluídos e vão multiplicar as composições.
“Já vinha sendo uma tendência para facilitar a vida das pessoas e agora depois da pandemia, muitos vão optar por montar um guarda-roupa cápsula, já que estimula a criatividade, é uma maneira de economizar e oferece a oportunidade de se ter vários looks já prontos” afirma Rachel Jordan.