No EAMR sempre procuramos apoiar e fazer conexões com coletivos que promovem discussão sobre consumo ético e sustentável. Em dezembro, apresentamos o Desguarda Roupa, um projeto com propósito de repensar a moda e seu consumo através do upcycling (transformação de peças), consultoria, oficinas, editoriais, entre outros. Leia mais sobre o projeto aqui.
Agenda Desguarda Roupa deste final de semana
Neste final de semana, o Desguarda Roupa participará do Dia das Boas Ações em dois eventos com a intenção de provocar uma reflexão sobre nossa motivação para o consumo, além de demonstrar como o reaproveitamento de roupa pode abrir caminho para a expressão pessoal.
No sábado acontece a ação “Descubra-se”, no vão do Masp. Uma instalação artística busca questionar a identidade do participante e despertar a reflexão sobre os hábitos de consumo a partir da seguinte questão: “O que eu compro tem a ver comigo?”
A instalação contará com um manequim, araras com roupas, um baú com tecidos e um quadro com a pergunta “Quem é você?”, respondida na escolha do que vestir no manequim. Durante o período da manhã, a ação contará com uma parceria do Projeto Juntos, que fará apresentações performáticas sobre identidade, questionando os padrões do sistema da moda.
No domingo, a ação vai para o Parque do Ibirapuera, onde o Desguarda Roupa realizará um desfile para lançar sua primeira mini-coleção de upcycling na Vila Sustentabilidade. A coleção conta com seis looks derivados de calça jeans, retalhos de renda, algodão, chiffon, moletom, linho, camisetas e camisa. A estilista Bruna Castro explica a ideia de todas as peças serem roupas transformadas: “Quero falar sobre o reaproveitamento e mostrar as muitas possibilidades com o que, aparentemente, não tem mais uso”.
Coleção de upcycling
Inspirada nos elementos da natureza, do céu ao mar, passando pela fauna e flora, a coleção tem uma pegada Boho. Um quimono tingido de azul lembra o anoitecer chuvoso enquanto o vestido com tons de rosa representa o amanhecer ensolarado. A estampa de flores simboliza a flora e toda sua diversidade.
Outro ponto forte da coleção são os trabalhos manuais, como o macramê e o crochê. “É uma valorização do artesanato, a conexão que ele gera entre as pessoas e um resgate das histórias que se contam durante o trabalho. É para nos lembrarmos de onde viemos, nossas raízes”, comenta Bruna.
Promovendo a ideia de uma moda mais democrática, o casting do desfile são os atores do Projeto Juntos, de idades entre 15 a 17 anos. “A moda é de todos e para todos, por isso, eles são nossos modelos. Se queremos uma moda mais humana, não podemos pensar em exclusão”. Make e cabelo ficarão por conta de Laryssa Santos, também participante do Juntos.
Após o desfile rolará um bate-papo sobre alternativas para a indústria da moda, encerrando o evento. Novamente em parceria com o Projeto Juntos, modelos do desfile para mostrar que a moda é para todos.
O Dia das Boas Ações foi idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. O evento teve a primeira realização em Israel há dez anos e, atualmente, acontece em mais de 75 países. Este ano é a segunda edição no Brasil. Em 2016, reuniu mais de 40 mil pessoas em 40 cidades e 300 diferentes atividades.
Sábado:
Descubra-se com Desguarda Roupa
Local: Vão do Masp
Horário: 10h às 15h