Chapéu Newsboy ou Jornaleiro

Chapéu newsboy

Vamos tomar um momento para falar sobre chapéus. Tenho um relacionamento ambíguo com coisas na minha cabeça. Em geral combinam comigo, mas tenho um histórico de esquecer em lugares, especificamente… táxis. Um chapéu pode ser um toque chique que finaliza um look. Boné, Fedora, Panamá, touca, a lista não tem fim!

Recentemente o Chapéu Jornaleiro ou newsboy entrou no meu radar. Esse estilo foi popular nos EUA e na Europa no início do século 20 e não foi de uso exclusivo dos jornaleiros, foi também o chapéu de escolha de meninos e homens trabalhadores de classe baixa. Os de classe alta usavam esse estilo de chapéu na maior parte para atividades de lazer. O jornaleiro voltou ao estilo vários vezes e até marcou presença no mundo do hip-hop dos anos 90, mas eu nunca tinha pensando em usar um chapéu jornaleiro, talvez por medo de parecer alguém do elenco de Oliver Twist ou porque me lembrava a vestimenta de alguém que joga golfe.

Chapéu newsboy

Isso mudou quando me dei conta de que minhas heroínas do estilo 60s e 70s brincavam com essa tendência; fiquei tentada a experimentar.  A Jean Shrimpton usou com uma camisa básica e uma saia lápis poderosa, a Jane Birkin entrou no jogo e usou com jeans e suéter, e temos a Brigitte Bardot que usava com listras Breton de dia e com um casaco de verniz à noite.  Se você ainda não estiver convencida do status icônico do chapéu, pense na queridinha musa de Warhol, Edie Sedgwick, que usava com óculos brancos. Como a tendência 70s anda forte, por que não experimentar um jornaleiro num mundo cheio de fedora?

Chapéu newsboy

Brigitte Bardot em uma versão de couro

 Chapéu newsboy

Jane Birkin

Chapéu newsboy

Edie Sedgwick, com seu newsboy e  óculos brancos
Tags from the story
, ,
More from Eliza Rinaldi

Mix Up Edição Especial: Teen & Kids

O Mix Up é um coletivo itinerante que reúne marcas autorais de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *