Escrevi recentemente como um guarda roupa funcional pode te ajudar a evitar compras desnecessárias, que acabam sendo erros caros no armário. O post foi bastante popular, é um assunto com que muitas pessoas podem se identificar.
Hoje decidi voltar ao tema e compartilhar dicas de como seguir em frente depois dessa rapa toda no guarda-roupa.
Primeiro, um pouco de mim.
Eu sempre tive muita roupa e por trabalhar com moda sempre fui ligada a estilo, além de ter uma queda por roupas vintage. Digo isso porque não quero passar a impressão de que existo com três blusas, duas calças, uma saia e dois vestidos em rotação! Deus me livre. Isto é uma mala de viagem. Mas eu percebi que não estava me sentindo bem com um armário cheio de roupas e a sensação de que não tinha nada para vestir. Queria sentir que cada peça ocupando meu guarda-roupa merece estar lá, não só ocupando espaço e escondendo outras peças legais.
Com o closet selecionado e funcionando em performance ótima, como podemos avançar sem cometer os mesmos erros? No meu caso seria comprar roupa e saltos para jantares chiques que não rolam com frequência no meu dia a dia.
Um dos benefícios de ter um guarda roupa funcional é que consigo entender melhor meu estilo próprio e realmente identificar o que está faltando, mas decidi ir um pouco além e tentar o desafio do guarda-roupa francês de 5 peças
O que é o guarda-roupa francês?
Calma, não significa que vou doar todas minhas posses mundanas para viver como uma freira francesa! A ideia veio do estilo minimalista das mulheres francesas e consiste em comprar só 5 peças por temporada de moda, o que faz a gente planejar as compras, analisar cada peça dentro do nosso estilo e rotina e pensar bem antes de comprar.
Como cada desafio tem regras, peças básicas como meias, camisetas e roupa íntima não contam, mas acessórios e sapatos sim! Vai ser duro sim, pois ninguém merece viver dentro de uma caixa de regras, mas vejo isto mais como um exercício de mudar nosso pensamento sobre consumo e necessidade.
Porque resolvi encarar o desafio?
1. Ajuda a evitar compras de impulso. Saber que tenho uma lista de só 5 itens para comprar evita a tentação de comprar algo de que não preciso só pelo preço ou pelo momento.
2. Ajuda a identificar o que está faltando no meu guarda-roupa. O exercício de olhar para meu armário com um olhar crítico e montar minha lista ajudou a focar nas prioridades do vestuário e minhas necessidades.
3. Motivação para manter o closet organizado. Depois de tanto esforço em criar meu guarda-roupa funcional, não queria nenhuma desculpa para voltar para as compras (mesmo sendo vintage) sem foco.
Minhas 5 peças de primavera verão
1. Jeans cropped – porque combina com tudo
2. Tênis All Star de cano alto – porque sinto falta do meu
3. Vestido camisa talvez de veludo
4. Saia midi plissada
5. Vestido slip dress em cetim
Então quais seriam suas 5 peças da estação? O que achou deste desafio? Vai encarar? Me conta aqui nos comentários!
1 Comment