SPFW TRANS N42 | Transformação, transgressão na moda brasileira

SPFW Trans N42

Depois de tanto foco nas semanas de moda internacionais, chegou a nossa vez. A 42ª edição de São Paulo Fashion Week, SPFW N42, acontece de 23 a 28 de outubro, no Parque do Ibirapuera com eventos em outros locais da cidade. O designer e artista Kleber Matheus assina a cenografia pop, a luz é celebrada com um “elemento condutor desse momento que projeta mudanças e celebra a força do movimento criativo”.

Esta edição pretende provocar: transformação, transgressão, transição, uma tema apropriada nos dias de hoje onde o status quo está sendo desfiado e estamos buscando soluções invocativas e novas maneiras de viver, trabalhar e interagir com o mundo. O prefixo trans comunica a ideia de mudança e de transformação, e não é uma coincidência que a palavra trans também serve para desfiar a ideia de transgressão nos olhos da onda conservadora prevalente, não só no país, mas também no mundo.

spfw-trans-n42-01

See now buy now

A moda está na primeira fila deste mudança, a velocidade do mundo online exige que a informação seja rápida e o consumidor não quer esperar a coleção chegar na loja, ele quer para ontem, empurrando o mercado a se movimentar para sincronizar seus lançamentos com o desejo do consumidor final. Esta questão abre a discussão sobre fast fashion x a expressão conceitual do estilista. Mas o SPFW aceita que moramos num mundo onde transformação e transição são elementos essências de sobrevivência e é a primeira semana de moda no mundo a adotar o conceito see now buy now, disponibilizando as coleções da passarela na varejo em tempo real.

Esta edição promete lançamentos como da nova marca, Just Kids, das estilistas Juliana Jabour e Karen Fuchs, a LAB dos artistas (que também são irmãos) Emicida e Evandro Fiotti e do Experimento Nohda projeto colaborativo entre as marcas Pat Bo, Apartamento 03 e Lucas Magalhaes.

Outros eventos na agenda oficial da SPFW

Mas a ação não é só na passarela, o Shopping Iguatemi São Paulo participa mais uma vez no SPFW trazendo para a agenda oficial do SPFW o projeto “Fio da Meada”, uma programação multidisciplinar, que contará com uma série de conteúdos e terá a presença de grandes nomes nacionais e internacionais do cenário de moda, varejo e consumo. As exposições “Lino + Miro – A construção da imagem” , são o resultado da colaboração entre o estilista Lino Villaventura e o fotógrafo Miro, e “Essência”, ensaio com fotografias de Rodrigo Bueno.

SPFW Trans N42

Local Oficial: Parque do Ibirapuera – Arena de Eventos ( ao lado do Museu Afro Brasil).
A sala de desfiles Ibirapuera está localizada no local oficial.
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera
Acesso mais próximo: Portão 10

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

1 Comment