SOKO | Desacelerando a Fast Fashion

SOKO fast fashion desacelerada

SOKO é uma fábrica de roupas sediada no Santuário de Reserva Selvagem Rukinga no Quênia. Foi fundada em 2009 por Joanna Maiden com a visão de fornecer à indústria de moda tendo questões ambientais e sociais no coração de seu negócio.

O objetivo é demostrar que é possível tocar uma fábrica auto-sustentável e manter princípios sócio-ambientais no seu centro, como pagar salários justos, oferecer serviços sociais básicos, um ambiente agradável para trabalho e o compromisso de limitar o impacto ambiental.

A região onde SOKO está baseada tem a maior taxa de desempregados do país. Também tem taxas altas de prostituição, HIV e Aids. Desde 2012 está situada numa eco-fábrica, prédio especialmente construído com terra comprimida, uma forma de construção tradicional no Quênia. O teto conta com vãos de ventilação para minimizar a necessidade de ventiladores elétricos. Valetas foram criadas no telhado para reutilização de água da chuva. Neste espaço, todos os funcionários tem acesso à creche para seus filhos, serviço de saúde gratuito e uma cozinha que serve uma refeição quente por dia.

SOKO oferece para os clientes o processo CMT (cortar, fazer, dar acabamento) que inclui a fabricação, a etiquetagem e a embalagem da peça nas especificações do cliente e o gerenciamento de logística de importação e exportação. Seus clientes incluem marcas ASOS, KISANY, LALESSO e SUNO.

SOKO + ASOS

Para a coleção ASOS Made in Kenya Inverno 2016, SOKO colaborou com uma escola local para criar desenhos que inspiraram a coleção. Confira nossas peças preferidas da coleção aqui:

SOKO tem recebido reconhecimento incrível por seu empenho. Roupas produzidas por SOKO já foram utilizadas por pessoas influentes como Michelle Obama e Elle MacPherson. A inciativa já marcou presença na imprensa como Vogue, Grazia, i-D, Elle. Um artigo detalhando o trabalho foi publicado pelo International Institute for Environment and Development, demonstrando que o Fast Fashion tem um lado desacelerado.

http://www.soko-kenya.com/

Tags from the story
More from Eliza Rinaldi

Drink da Semana: The Skinniest Skinny Margarita

Por Erika Jarvis do blog My Revamped Life Bem vindo ao primeiro...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *