Como eu faço meu “Meal Prep” – Dicas para preparar refeições para a semana

Como eu faço meu "Meal Prep" - Dicas para preparar refeições para a semana | EAMR

Quando penso em “Meal Prep”, penso em blogueiras norte americanas em roupa de academia sorrindo orgulhosamente enquanto apresentam uma mesa cheia de tupperwares de conteúdos idênticos. Entendo que deve ser super prático para as fitness blogger mães, mas realmente, não sei se eu conseguiria comer a mesma coisa a semana inteira; e quem tem espaço para tanto tupperware?

O conceito de “meal prep”, a preparação antecipada de refeições, não é nada ruim e não precisa levar horas! Você provavelmente já está fazendo uma versão de “meal prep” sem dar este nome!

No meu caso, tenho 3 objetivos: gastar menos com comida na rua, evitar cozinhar todo dia e sim, comer comida saudável sem conservantes. Gosto de cozinhar e experimentar na cozinha, mas só quando tenho pique e tempo. Costumo tirar uma ou duas horas numa tarde de fim de semana para fazer vários pratos para a semana inteira.

Como eu faço meu "Meal Prep" - Dicas para preparar refeições para a semana | EAMR

Domingo foi meu dia de preparar refeições para a semana

Na semana passada, aproveitei um domingo de tarde preguiçoso e mandei ver na cozinha. Nada difícil, nada demorado, só fiz varias coisas que dá para montar combinações diferentes durante a semana.

1. Gosto de deixar salada e outras folhas já lavadas, fica mais fácil pegar um punhado e jogar no prato sem pensar. Ralei cenoura e beterraba para dar um pouco de textura. O repolho foi cortado, vai para o vinagrete durante a semana.

2. O brócolis foi cozido ao vapor sem nada, mesma coisa com a batata doce, assim tenho como variar o tempero na hora de comer. Às vezes como batata doce com banana e pasta de amêndoa no café da manhã e a presença do alho não seria bem vinda nesse horário 😉

3. A quinoa e o macarrão integral de arroz são ótimos para mistura com saladas. Gosto de deixar um coentro ou outro tempero picado num potinho para não correr risco de esquecer do ramo e estragar. Fiz um curry de grão de bico e cebola roxa com leite de coco orgânico que levou uns 15 minutos e zero esforço.

4. Espiralizei 3 abobrinhas e congelei no saquinho para não estragar. A abóbora foi cortada e assada com melado de cana, balsâmico, limão e alho. Ficou uma delícia!

5. Deixei os molhos por último, pois são os mais gostosos. O molho de tomate assado não exige trabalho nenhum. Levei uns 5-6 tomates cortados no meio ao forno, e assei numa temperatura baixa durante 20 minutos com alho, sal, azeite e bastante manjericão. Depois de cozinhar, é só deixar esfriar e bater no liquidificador, molho delicioso pronto em minutos! O outro molho era para ser um pesto, mas na ausência de nozes ou qualquer outro tipo de castanha, optei por bater um abacate com espinafre, limão e alho. Ficou incrível!

Como eu faço meu "Meal Prep" - Dicas para preparar refeições para a semana | EAMR

Saldo do meu Meal Prep

Como eu faço meu "Meal Prep" - Dicas para preparar refeições para a semana | EAMR

Assumo que meio que exagerei neste dia, mas tudo foi comido durante 10 dias. Levei 3 potinhos de marmita para o escritório na segunda, e tive comida para a semana inteira!  Minhas semanas não são sempre assim, mas quando dá, me traz um certo orgulho! O que acharam? Vale a pena fazer um “Meal Prep”? Tem alguma sugestão de prato saudável ou dica para poupar tempo? Me fale nos comentários!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde