5 dicas para parar de sentir inveja das conquistas dos outros

Sem dúvida, inveja é uma coisa feia, mas em nosso mundo compartilhável, cheio de postagens e hastags de vidas “perfeitas”, todo mundo já passou por momentos de inveja da vida, carreira, dinheiro ou aparência de outra pessoa.

Não tem nada errado em estar motivado de ver amigos e família focados e alcançando seus sonhos, às vezes pode ser um catalisador para as mudanças pontuais em nossas próprias vidas. Mas não estou falando disso, estou falando do tipo de inveja não controlada que faz mal para a saúde. O tipo que esgota sua força mental e pode impedir de alcançar seu potencial.

Não queremos nada disso, então se você sente a inveja vindo, aqui vão 5 dicas para parar de ter inveja das conquistas dos outros:

1 – Parar de se comparar a outras pessoas

Comparações sempre existiram, mas não dá para negar que as mídias sociais tem amplificado essa tendência. É muito fácil abrir Instagram e sentir que as vidas de outras pessoas são muito melhores, que elas são mais atraentes, mais talentosas e tem casas mais lindas. Além do fato de que apenas postamos nos melhores momentos nas redes, você é uma pessoa distinta, um indivíduo e tem a responsabilidade de fazer o melhor com o que tem. Não adianta tentar ou querer ser outra pessoa, você está fazendo uma grande desfeita para você mesmo!

2 – Parar de ver o êxito do outro como um fracasso seu

Quando um vizinho, colega ou amigo alcança algo na vida, isso não significa que você não possa também. Se seu vizinho faz dinheiro, não significa que ele está tirando dinheiro de você. E mesmo se seu colega recebe a promoção que você queria, não significa que não haverá outras promoções ou momentos em que você vai se destacar. É muito fácil pensar que tudo tem que ser agora e que foi sua única oportunidade, ou que o sucesso de uma outra pessoa é igual a um fracasso nosso. Precisamos focar nossa energia em nossa própria trajetória.

3 – Nós não sabemos a realidade da situação

Ninguém tem uma vida perfeita, mais uma vez, mídias sociais são responsáveis por acharmos que a vida da outra é perfeita. Não sabemos a realidade da situação que a outra pessoa está passando, ou as batalhas que está enfrentando. Uma coisa é certa, quanto mais focamos na vida dos outros ao invés da nossa, menos vamos apreciar todas as coisas boas que já temos. Pode parecer clichê, mas sempre tem alguém que gostaria de ter o que você tem, e não podemos esquecer disso, praticar gratidão diariamente.

4 – Aceitar o que você não consegue controlar

A vida não vai sempre ser justa, e não podemos controlar isso. Parar de reclamar que você merece o cliente/aumento/contrato ou que seja, mais que uma outra pessoa. Insistir que você merece mais e a outra pessoa menos é um desperdício de seu tempo. Aceite o que você não pode controlar e concentre-se em ser a sua melhor versão.

5 – Definir o que sucesso significa para você

Defina o que sucesso significa para você e entenda que significa algo diferente para outros. Trabalhe a sua autoestima e valores, e aceite que inveja, muitas vezes, é apenas insegurança. Concentre-se no seu caminho ao sucesso e trabalhe nos seus objetivos diariamente. Lembre que os conquistas de outros não precisam diminuir as suas. Tem espaço para todos!

Sei que estou numa onda de postagens autoajuda, mas apenas mudando minha perspectiva e jeito de olhar para algumas situações te me ajudado muito! Espero que gostem e vamos continuar a conversa nos comentários.

More from Eliza Rinaldi

Notas de estilo da LFW (Semana de Moda de Londres)

Depois de uma supreendentemente forte NYFW, chegou a vez de Londres, a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *