Key Lime Pie Vegana

Key Lime Pie Vegana

Adoro cozinhar, mas não sou muito de bolos e doces, por dois motivos: primeiro, não gosto de seguir regras na cozinha e há receitas que me deixam exausta só de ler, prefiro “criar”, ou em outras palavras, inventar na hora. Infelizmente, bolos e outros doces costumam precisar de medidas exatas e não estão dispostos a desculpar minhas quantidades aproximadas! Segundo, em busca de uma vida saudável equilibrada, eu tento não colocar tentação na minha frente!

No ano passado tive a oportunidade de visitar Los Angeles e almoçar no Café Gratitude, que é um lugar incrível, com um cardápio orgânico, delicioso e vegano, incluindo sobremesas sensacionais como uma versão dessa Key Lime Pie. Dá água na boca só de pensar!! Não é que eu seja vegana (ainda), pelo maior parte sigo uma dieta paleolítica, o que significa que não como açúcar, lactose e grãos. O que é surpreendente é que, fora o lance da carne, existem muitas semelhanças entre as duas dietas. Tanto que quase todos os pratos veganos que não levam grãos (o que inclui soja) cumprem os princípios de pratos paleo. Até existem pessoas que seguem uma dieta Pegano (paleo-vegano). Não estou nem um pouco disposta a inserir a palavra pegano no meu vocabulário, mas sim a tentar uma versão da torta de limão vegana inspirada no Café Gratitude!

Key Lime Pie Vegana

KEY LIME PIE VEGANA

INGREDIENTES

PARA A MASSA
  • 140g de amêndoas cruas
  • 4 tâmaras orgânicas grandes
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco orgânico
  • 1/8 colher (chá) de sal rosa do Himalaia
PARA O RECHEIO 
  • 200g de nozes de macadâmia
  • 130ml de leite de caseiro (ou qualquer leite de castanhas sem adição de açúcar ou conservantes)
  • 5 limões espremidos
  • 4 colheres (sopa) de agave
  • 6 colheres (sopa) de óleo de coco orgânico
MÉTODO

Triturar, no processador, os ingredientes da massa e forrar uma forma de fundo removível bem untada com óleo de coco. Levar ao freezer enquanto se prepara o recheio.

No liqüidificador, bater os ingredientes do recheio e rechear a forma já preparada. Levar ao freezer por duas horas.

Desenformar e decorar com fatias finas de limão para servir.

Dicas de experiência: Para evitar ficar congelada demais na hora de servir, tire a torta do freezer meia hora antes de servir. Vale experimentar com vários toppings como lascas de amêndoas, raspas de limão, coco cremoso batido com leite de coco… divirta-se!

Espero que gostem dessa receita tanto como eu, e não deixem de enviar fotos quando fizerem!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde