Conheça o Itinerante Mercado, uma feira de design e moda de pequenos produtores em São Paulo

feira-design-moda-sao-paulo-Itinerante-Mercado-3

Aqui no EAMR acreditamos muito em profissionais colaborativos que lutam por valores éticos de produzir nas suas áreas de atuação. Hoje falamos com o queridíssimo Fábio Andreoni, que junto a Cláudio Magalhães, é o fundador do Itinerante Mercado, uma feira de design e moda em São Paulo, que promove esta visão.

EAMR: Qual é sua trajetória profissional?

Fábio Andreoni: Eu sou formado em Design de Moda e sempre trabalhei em grandes indústrias do segmento de jeans wear. Trabalhei nessa área por 18 anos, principalmente com moda masculina e sempre em grandes marcas.

EAMR: O que moveu você a criar essa alternativa?

FA: Durante meu tempo em empresas grandes, comecei a ver que o mercado de moda mudou, e não só o mercado de moda, o mercado todo mudou. Ele sofreu uma quebra interna, uma rachadura, as pessoas inteligentes ou procuram alternativas ou acontece o que está acontecendo agora, elas ficam patinando sem ir para lugar nenhum. Isso começou a me incomodar muito. Sou um cara do produto, sei fazer o produto dentro do segmento de moda, sempre fiz isso, então quando você começa a ver que o produto em si não significa nada para ninguém dentro de um segmento que vende isso, que deveria ter um mínimo de apego pelo fazer e a cada dia tem menos, isso começou a me incomodar, então resolvi sair.

Feira de design e moda em São Paulo - Itinerante Mercado

Fábio Andreoni e o Cláudio Magalhães, os fundadores do Itinerante Mercado, uma feira de design e moda em São Paulo

EAMR: Como surgiu a ideia do Itinerante Mercado?

FA: Claudio é meu amigo há 20 anos, somos muito amigos. Ele é diretor de Arte e já trabalhamos juntos, no meu primeiro trabalho fui contratado para montar o departamento de Visual Merchandising da Ellus, Cláudio foi meu primeiro funcionário e realmente foi uma experiência ótima, então a gente já se conhece como amigos e também trabalhando juntos. É uma coisa muito natural e muito tranquila para a gente trabalhar juntos.

Eu estava nesse momento da carreira e ele também tinha trabalhado em grande produtores e estava num momento em que não queria mais aquilo, ele queria partir para novas experiências, e trabalhar dentro da área de visual merchandising, mas com essa nova cabeça. Antes de nos unir, ele tinha um produto de consumo sustentável chamado Contém, teve lançamento para a mídia mas no final foi comprado por uma grande produtora que pegou o projeto e engavetou. Isso foi um banho de água fria, ele ficou super chateado.  

Isto foi um ano atrás, então sentamos para conversar, na época eu morava em uma casa muita gostosa cheia de arte e plantas em Pinheiros. Falei com o Cláudio e decidimos fazer alguma coisa a partir de nós mesmo, a partir da minha casa. Minha casa sempre foi um lugar onde as pessoas gostam muito de estar e sempre foi arrumada e pronta para receber pessoas. Para inaugurar foi um processo muito natural, sempre conheci muito gente do universo de design de moda e as primeiras edições de ensaio de Itinerante acontecerem na minha casa com essas pessoas que eram de design de moda e que tinham suas marquinhas. Montamos então uma loja dentro da minha casa, cada cômodo tinha produtos e as pessoas circularam pela casa toda. Quando fiz, vi o potencial e falei para o Claudio, vamos fazer isso!

Feira de design e moda em São Paulo - Itinerante Mercado

EAMR: Como foi fazer edições na sua casa?

FA: Fazer as primeiras edições em casa realmente abriu meu olhar para o potencial dos eventos. Foi uma oportunidade de ensaiar e também de conhecer pessoas do mundo de design, porque como o mundo da moda, design é um mundo muito clubinho, então a partir do momento em que conheci uma pessoa de design, ela me apresentou a outras e abriu este mundo. Fui conhecendo cada vez mais, vendo a qualidade do que estava sendo produzido pelos pequenos designers aqui em São Paulo, e me surpreendi muito. Senti o frescor daquilo que estava sendo feito por pequenos produtores que não existe nas indústrias grandes. Vamos nos voltar para onde tem frescor, é onde eu e Cláudio queremos estar. Acreditamos na economia feita no design dentro deste formato de negócios, que é o pequeno formato. Um formato de negócio redondo, que se paga e você consegue manter uma qualidade, um cuidado e um identidade muito marcada. Fizemos essas duas experiências dentro de casa.

EAMR: Onde já tiveram outros eventos?

FA: Fomos convidados a fazer um itinerante no Pitico Falafel, em Pinheiros, faz exatamente um ano, e lá é um lugar que tem bastante nossa cara. Fomos recebidos com bastante carinho e naquela edição recebemos mais convites e o próprio Itinerante se mostrou uma estrela. Do Pitico falafel fomos para o High Low, que é um coworking na Vila Madalena, durante a Design Week do ano passado, fizemos uma edição bem bonita na garagem desse coworking. Também já estivemos no Guest Urban hotel que é um hostel boutique na Rua Lisboa, e na Loja Verniz que é uma loja fechada, especializada em garimpo de móveis industriais antigos.

Feira de design e moda em São Paulo - Itinerante MercadoFeira de design e moda em São Paulo - Itinerante Mercado

EAMR: Quais são as caraterísticas desta edição?

FA: Nesta edição nós estamos na Oficina São João, comemorando um ano de Itinerante Mercado. A Oficina São João faz arquitetura cinematográfica, produzem produtos incríveis. Eles fazem uma parceria com a gente desde um contato feito na primeira edição. Adoramos tudo que eles fazem. Eles estão neste espaço há 6 meses, depois de mudar de um sobreloja com pouca visibilidade na Avenida São João. Quando mudaram para cá, vim pegar material e me encantei, falei vamos fazer uma edição aqui! Essa já é a segunda edição que fazemos nesse espaço.

EAMR: Como você seleciona os expositores?

O itinerante tem características particulares. A gente não abre mão do nosso olhar, da nossa escolha. Eu e Cláudio não abrimos mão mesmo! Não só a escolha de produto mas também, quando a marca permite, o desenvolvimento do produto. O critério para escolher é muito subjetivo, escolhemos coisas que gostamos e aquilo que vai integrar bem com o espaço que vamos ocupar. A escolha do espaço é sempre feita primeiro e daí começo a selecionar os produtos que vão interagir bem com o espaço.

Feira de design e moda em São Paulo - Itinerante Mercado

EAMR: Onde você gostaria de levar o Itinerante?

FA: Como a gente está com uma visão de trabalhar com pequenos produtores, não posso querer e nem quero que o Itinerante cresça muito pois isso vai contra nosso objetivo. Claro que quero que os produtores cresçam e muito! Mas a ideia do Itinerante crescer teria que ser de uma maneira que abranja o Brasil inteiro. O sonho é que saíssemos da cidade de São Paulo e ter Itinerante em outras cidades brasileiras, sempre com fabricantes locais. É um sonho de possibilitar o trabalho de pequenos produtores no Brasil inteiro. Todo o Brasil tem muita gente fabricando de forma pequena, artesanal e muito bonita. Essa seria nossa intenção máxima.

Também até o final do ano queremos ter uma janela de informação funcionando. A gente acredita muito nesse projeto informativo a respeito de design, porque afinal nossos participantes são pessoas muito acessíveis, legais, talentosas. Então já podemos pensar em ter um calendário de oficinas, workshops, palestras feitas pelas pessoas que participam do itinerante, falando a respeito de como produzem. Não pretendemos ser educacionais, mas mais informativos.  

Edição Aniversário na Oficina São João. Aberta até as 20h, todos os dias até 31.07.

Para mais informações: https://www.facebook.com/itinerantemercado

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

1 Comment