O figurino de A Garota Dinamarquesa

figurino garota dinamarquesa

De vez em quando assisto um filme e fico completamente obcecada com o figurino, o que aconteceu em vários momentos da minha vida:

Teve a cena em Desesperadamente Procurando Susan em que Madonna troca de roupa em frente ao guarda volumes na estação do trem, completamente livre e icônica. 

Em Quase Famosos, a personagem de Penny Lane é a uber Rock n roll fã! Como queria ser ela, blasé, e mais importante, ter aquele casaco! 

Procurando Susan / Quase Famosos

E teve a época que eu queria ser Sienna Miller no filme Alfie, aquele cabelo, o lápis de olho. Para mim, era a perfeição.

Sem mencionar que não consigo dizer blusa de listras Breton sem pensar no clássico da Nouvelle Vague, Jules et Jim.

Recentemente assisti A Garota Dinamarquesa,

filme baseado no livro de David Ebershoff. “A Garota Dinamarquesa” conta a marcante e inspiradora história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas transgêneras a se submeter à cirurgia de mudança de sexo nos anos 30, e sua mulher Gerda Wegener. 

Desta vez eu me apaixonei pelo guarda roupa da personagem Gerda Wegener, que incorpora a liberdade boêmia da pintura nos anos 20. Sempre fui muito fiel em minha devoção pelos anos 60 e 70, mas a cena em que Gerda está pintando de pijama branco de algodão e um roupão de seda colorida me conquistou! 

 Gerda Wegener em A Garota Dinamarquesa

O filme foi criticado por não retratar com profundidade a luta de Lili Elbe, optando por um toque superficial de Hollywood. Mas um aspecto que saiu ganhando foi o figurino. O figurinista Paco Delgado fez um trabalho excelente de marcar a evolução dos estilos nas várias fases do filme. “Queríamos que a cena fosse sutilmente teatral”, conta ele, que se inspirou em Coco Chanel para a fase parisiense de Lili e Gerda. “Ela foi a primeira estilista a pensar na mulher moderna, na nova mulher que surgia na época. Foi pioneira ao introduzir o tricô no armário feminino, permitindo assim maior movimento.”

A Garota Dinamarquesa figurino

O que mais me marcou foi a maneira natural e sem esforço com que as personagens vestiam a roupa, refletindo o espírito boêmio da Belle Époque. Agora só falta eu encontrar um roupão de seda colorida! Podem esperar muitos lenções na cabeça e vestidos flapper por aqui! 

A Garota Dinamarquesa figurino

Tags from the story
, ,
More from Eliza Rinaldi

Receita de Noodles de Abobrinha Raw com Pesto de Abacate, gengibre e coentro

Hoje no EAMR temos uma receita da querida Roxy Alamouti do The...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *